“Maria: Mãe e Mestra”: tema do Círio 2022 foi revelado neste domingo (24)

Foto: Gabriel Buenaño

Na noite deste domingo (24), foi realizada na Basílica Santuário, a missa de encerramento da 229.ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro. Com o número limitado de fiéis, por conta da pandemia da Covid-19, porém, os que não puderam entrar, acompanharam a celebração pelo telão no lado de fora ou pelos meios de comunicação da Fundação Nazaré.

Na homilia, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, partilhou a sua gratidão por mais um Círio.

“Tempo de grande gratidão pela Diretoria da Festa, pelos Padres Barnabitas, a Guarda de Nazaré e aos Grupos e Pastorais que se envolveram na realização deste Círio de Nazaré. Grande agradecimento, por todos os limites, que nos eram impostos pela legislação vigente, em função da pandemia. Nós realizamos de uma forma muito significativa o Círio de 2021, Deus seja louvado!”, disse Dom Alberto.

Antes do encerramento da celebração, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, agradeceu novamente a todos que estiveram na organização do Círio 2021 e falou sobre a pertença do Círio a Igreja Católica.

“A fé faz cultura, a fé cria cultura e ninguém fez isso mais do que a Igreja Católica na história, criando cultura de arte, de música, de convívio com as pessoas. O Círio, é uma expressão da fé católica, com todo o respeito que possamos ter por outras manifestações religiosas e culturais, mas, o círio é nosso, é da Igreja Católica e todos vocês que me ouvem agora ou me acompanham, todos tomem essa afirmação como tarefa, para nós conservarmos o Círio, devoção a Nossa Senhora de Nazaré, celebração do círio, é expressão da Igreja Católica. Ela que faz cultura, que influência na cultura e na sociedade e não vamos entregar a corda do círio para ninguém, a não ser, a igreja católica!”, afirmou o Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Tema do Círio 2022 e o Novo Casal Coordenador da Diretoria da Festa

Após a missa, na Casa de Plácido, a Diretoria da Festa de Nazaré e o Clero se reuniram e o Arcebispo Dom Alberto, anunciou o tema do Círio 2022 ‘Maria: Mãe e Mestra’ e o novo casal coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame e Sílvia Salame, que assumirão o próximo biênio no lugar do casal Albano e Paula Martins.

O novo casal coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame é mestre em Engenharia civil e Sílvia Salame é economista, há 18 anos fazem parte da Diretoria da Festa. Já passaram pelas diretorias de Evangelização, Procissões, Engenharia, Patrimônio, Administrativa e Financeira.

Foto: Diretoria da Festa

Em seguida, na fachada da Basílica Santuário, fiéis prestigiaram a apresentação do vídeo mapping, pelo projeto “Cores, Sons e Sensações”, onde também foi apresentado o tema do Círio 2022 aos devotos que acompanhavam o show de iluminação. Logo depois, foi realizada a tradicional queima de fogos que encerrou oficialmente, o círio 2021.