Tradicional missa da trasladação foi realizada com benção especial aos fiéis presentes no lado de fora do Colégio

Foto: Luiz Estumano.

A Celebração iniciou às18h, deste sábado, 9, na Capela do Colégio Bittencourt, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém. Seguindo todos os protocolos de distanciamento social que norteiam a edição do Círio de Nazaré 2021, a misa foi fechada ao público com a participação apenas das freiras do Colégio, clero e imprensa.

A homilia foi realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, onde partilhou da sua alegria em viver mais um Círio.

Eu me alegro muito, com Dom Antônio e Dom Theodoro que já foi bispo auxiliar daqui e hoje está na diocese de Ponta de Pedras, nós três como bispos, queremos manifestar o como estamos felizes.”

Foto: Luiz Estumano.

O Arcebispo também comentou sobre a descida da Imagem, que aconteceu na manhã deste sábado (09), que surpreendeu e emocionou a todos os fiéis.

Hoje, nosso querido Dom Antônio e também o coordenador da diretoria, tiveram inspiração impressionante e positiva, porque pela primeira vez a imagem original encontrada por Plácido, foi até a porta da Basílica para que todo o povo pudesse vê-la, as pessoas podem passar perto dela esses dias, mas a sensação que todos tivemos hoje foi única”.

Dom Alberto ainda falou sobre a frase dita por Dom Antônio, ‘Maria, mulher do povo’.

Nossa Senhora, chamada Maria do povo de Deus e nós queremos como igreja, que Maria fique perto do povo, nunca desejamos que ela esteja afastada e podem saber todos vocês, que nós usamos todos os instrumentos possíveis e imagináveis para ela chegar perto de vocês, a oração, a presença, as procissões, a pregação da palavra de Deus, para que Nossa Senhora chegue perto de todos”, pontoou o Arcebispo Dom Alberto Taveira, que participa do seu 11.º Círio.

Encerrando a celebração, Dom Antônio surpreendeu os fiéis que se concentraram na frente do Colégio Gentil e levou a Imagem da Mãe até o pátio da escola para o encontro com os seus filhos, para abençoá-los. A imagem seria conduzida para o centro social em um carro descaracterizado, porém, o Bispo Auxiliar decidiu que ela seria levada em carro aberto, para aproximação maior dos fiéis, em mais um momento de emoção e homenagens.