Os tradicionais eventos de transição da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) acontecem nos dias 2 e 19 de dezembro, marcando o encerramento dos trabalhos da Diretoria do Círio 2025 e o início da gestão responsável pela organização do Círio 2026, a 234ª edição da festividade.
No dia 2 de dezembro, ocorrerá a cerimônia de dissolução da Diretoria do Círio 2025. Encerram seu mandato todos os membros da DFN, com exceção do coordenador atual, Antônio Sousa, do coordenador das edições de 2022, 2023 e 2024, Antônio Salame, e dos beneméritos, que possuem mandato vitalício. A programação inicia às 18h, com missa na Capela Bom Pastor, seguida da cerimônia no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré.
Já no dia 19 de dezembro, às 18h, na Basílica Santuário, será celebrada a missa que antecede a posse da Diretoria do Círio 2026, realizada na Casa de Plácido. Durante o evento, o coordenador do Círio 2026, Antônio Sousa, anunciará os casais que irão compor sua equipe ao longo do próximo ano.
A composição das oito diretorias executivas será renovada e apresentada nesta data. A escolha da nova equipe é feita pelo diretor-coordenador em conjunto com o diretor-presidente da DFN, Pe. Francisco Assis. Após a posse, a nova diretoria inicia imediatamente a elaboração da agenda oficial do Círio 2026, seguida pela construção do plano de trabalho para toda a festividade.
A Diretoria da Festa de Nazaré é formada, tradicionalmente, por até 35 casais voluntários, incluindo cinco beneméritos, com perfis e profissões diversas, unidos pela missão de organizar uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Os membros possuem mandato de um ano, exceto o coordenador e o coordenador anterior, ambos com permanência de dois anos, além dos beneméritos, cuja atuação é vitalícia.
O atual coordenador, Antônio Sousa, anunciado por Dom Alberto ao final da festividade de 2024, coordenou pela primeira vez o Círio em 2025, conduzindo as 14 procissões oficiais e todos os eventos do calendário da festa. Antônio e sua esposa, Rosa Sousa, participam da DFN há 21 anos. São casados há 40 anos, têm três filhos e dois netos, e já integraram as diretorias de decoração, eventos e evangelização. Há mais de uma década, atuam na diretoria de procissões.
“Este Círio deixou marcas profundas no meu coração. Ver a fé do nosso povo tão viva, tão presente, renovou em mim a certeza de que servir a esta festa é um privilégio. Foi uma experiência emocionante, que levarei para a vida inteira”, conta emocionado Antônio Sousa.
Fundada em 1910, a Diretoria da Festa segue um regimento interno que define deveres e atribuições, assegurando o caráter voluntário e colaborativo da atuação de todos os membros. Ao longo da história, diferentes modelos de gestão foram adotados, até a consolidação da estrutura atual, composta por diretorias executivas e liderada pelo Diretor Presidente — sempre o vigário e reitor da Paróquia de Nazaré — e pelo Diretor Coordenador.
Texto: Rosana Pinto – ASCOM DFN
Foto: Aguinaldo Martins – ASCOM DFN




