“Rainha” foi a saudação com que o povo de Deus reverenciou a imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, motivados pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine, no final da cerimônia de descida na Basílica de Nazaré, no momento de conclusão da manhã de procissões do Círio na manhã deste sábado, 11 de outubro.
As romarias tiveram início na madrugada deste sábado. Às 5h30 a terceira romaria, a Romaria Rodoviária, saiu pelas ruas de Belém conduzindo a imagem Peregrina do Santuário Arquidiocesano Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, em Ananindeua, e percorreu 24 KM até o distrito de Icoaraci. A Diretoria da Festa de Nazaré estima que 750 mil pessoas tenham participado
À chegada da procissão rodoviária em Icoaraci, por volta das 8h30, houve Missa antes da saída da imagem Peregrina para a Romaria Fluvial, no Trapiche da Vila Sorriso, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito de Belém.
“Maria é a mãe da fé, Maria passa na frente, Maria modelo da fé, Maria mãe da boa esperança, porque acreditando, ela caminhou em todos os passos que lhe foram pedidos, para que chegando à cruz com Jesus fosse testemunha da sua ressureição”, destacou Dom Alberto em sua homilia.
A romaria fluvial deixou o novo terminal hidroviário do distrito de Icoaraci em direção a Belém onde foi recebida com honras solenes por autoridades, e apresentada pelo prefeito Igor Normando à multidão que lotava a área da praça Pedro Teixeira (Escadinha).
A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré recebeu ainda as homenagens da Moto Romaria realizada pela Federação Paraense de Motociclismo desde 1990, reunindo neste ano cerca de 50 mil pessoas num trajeto de 2,5 km, seguindo da Escadinha com destino à frente do Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré, para receber a bênção.
Fotos: Luiz Estumano | Thiago Gonçalves