Vale celebra a cultura amazônica no Círio

Belém volta a viver o clima do Círio. E, há 23 anos a Vale é parte da realização dessa grande festa, como patrocinadora oficial. Na campanha deste ano, a companhia reforça a assinatura que já abraçou em outras edições “o Círio é cultura que não se explica, se vive” e convida o público a mergulhar em uma vivência sensorial guiada pelos cinco sentidos — visão, tato, olfato, audição e paladar —, proporcionando uma imersão na festividade.

De 9 a 12 de outubro, a Vale promove, em parceria da Pará 2000, uma programação musical gratuita para o público na Estação das Docas, que contará com apresentações de artistas regionais e do projeto Vale Música Belém. Os visitantes da estação, que é um dos principais pontos turísticos da capital paraense, poderão também personalizar as tradicionais fitinhas do Círio em um estante montado para companhia

“A Vale apoia a grande celebração do povo paraense e, com 40 anos de atuação no estado, fortalece sua presença como marca que valoriza a cultura brasileira em sua diversidade. Neste ano, nossas ações convidam o público a viver o Círio pelos cinco sentidos, conectando emoção, identidade regional e experiência de marca”, destaca Paula Silvino, Gerente Geral de Marca da Vale.

Entre as ativações de marca, a companhia contará com um espaço na Marechal Hermes, que está sendo chamado de Casa Vale e também estará presente na Varanda de Nazaré. Durante a Trasladação, as janelas da Casa Vale vão receber apresentações do sexteto de cordas do projeto Vale Música, na noite de sábado. Já no domingo, durante a grande procissão, o coral infantil do Vale Música canta repertório que vai emocionar o público.

 Para reforçar essa experiência sensorial e emocional, a Vale convidou a artista paraense Aline Folha para produzir uma ilustração em aquarela para os materiais de comunicação do evento. Reconhecida por seu trabalho com aquarela e por já ter criado o manto oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em três edições, Aline desenhou uma ilustração que traduz os símbolos que tomam conta das ruas de Belém e será aplicada em diversos materiais como painéis, totens, palco, ventarolas. “As minhas principais inspirações vieram das sensações que o Círio provoca em quem o vivencia. Busquei representar esses sentidos aflorados e como eles podem despertar memórias afetivas e coletivas nessa grande festa paraense”, conta Aline.

A arte criada para a Vale incorpora diversos elementos culturais como o tacacá, os brinquedos de miriti, os gritos de “viva, viva”, os fogos de artifício e a figura feminina que acolhe uma criança. “O principal desafio foi manter o aspecto aquarelado em uma arte que pudesse ser aplicada de formas e tamanhos diversos nas peças da campanha da Vale”, acrescenta.

Em um ano marcado pela realização da COP30 em Belém, que ocorrerá um mês após o Círio, a Vale reforça o compromisso com a valorização da cultura amazônica e seus protagonistas. A campanha celebra não apenas a tradição, mas também o papel da arte, da música e da experiência sensorial como ferramentas de conexão entre marca e território.

Fonte: Portal Guarany Junior

Compartilhe essa Notícia

Leia também