A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré cumpriu no último fim de semana dois roteiros de visita simultâneos: um em Vila Patauá, distrito de São João de Pirabas, no litoral nordeste do Pará, e outro em Quatro Bocas, distrito de Tomé Açu, no nordeste paraense. Segundo levantamento da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Imagem Peregrina já visitou mais de 400 localidades neste ano — um crescimento de 108,2% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registradas 195 visitas.
Em Vila Patauá, a programação começou no sábado (22), às 15h, com a chegada da Imagem ao Campo de Futebol e procissão até a Igreja de São Sebastião, seguida de celebração eucarística às 20h e vigília de oração às 22h; o encerramento aconteceu no domingo (23), às 6h, com a Santa Missa de despedida. Já em Quatro Bocas, a visita ocorreu no domingo (23), com acolhidas sucessivas nas paróquias Santa Maria (15h), São Francisco Xavier (16h30) e Nossa Senhora de Fátima (17h30), em carreata e caminhada pelas ruas do distrito, encerrando-se com a Santa Missa na Paróquia São Francisco Xavier.
Visitas da Imagem Peregrina
Mais de 400 visitas foram realizadas desde janeiro deste ano, número que representa uma alta de 108,2% sobre as 195 visitas registradas no mesmo período de 2025, e de 205,3% sobre a média histórica de 133 visitas dos últimos dois anos, para o período. Até final do ano estão programadas mais de 900 peregrinações da Imagem Peregrina.
Do total já realizado, o Pará concentra a maior parte das visitas, com Belém, Capitão Poço, Santarém, Rurópolis, Tailândia, Itaituba, Ananindeua, Viseu, Quatipuru, Ourém, Marituba, Tracuateua, Augusto Corrêa, Benevides, Abaetetuba, Barcarena, Garrafão do Norte, Acará, Paragominas e Igarapé-Miri. Fora do estado, a Imagem Peregrina também esteve em São Paulo, com 51 visitas — São José do Rio Preto (20), São Paulo (13), Osasco (10), Carapicuíba (5) e Cotia (3) —, na Guiana Francesa, com 20 visitas, distribuídas entre Matoury (7), Cayenne (6), Macouria (2), Remire-Montjoly (2), Kourou (2) e Saint-Georges-de-l’Oyapock (1), no Rio de Janeiro, com 20 visitas, em Pernambuco, com 15 visitas em São Bento do Una, no Mato Grosso, com 14 visitas em Nova Nazaré, e em Minas Gerais, com uma visita em Iturama.
Para o coordenador do Círio 2026, Antonio Sousa, o crescimento no número de visitas da Imagem Peregrina reflete o fortalecimento da devoção a Nossa Senhora de Nazaré dentro e fora do Pará. “Esse crescimento mostra a força da nossa fé e o quanto a Imagem se tornou parte da vida das famílias paraenses, chegando a cidades cada vez mais distantes e até a outros países, como agora na Guiana Francesa. Neste fim de semana, vivemos isso de forma muito especial, com duas peregrinações acontecendo, em Quatro Bocas e em São João de Pirabas. Cada parada é um momento de acolhida e de renovação da devoção à nossa Mãe de Nazaré.”
O Círio 2026
O Círio de Nazaré é realizado pela Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré e Diretoria da Festa de Nazaré, com patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Belém, e é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.




