Em Assembleia Geral, encerra o Sínodo

Abertura será nesta sexta-feira, 5, e se estende até sábado, 6, encerrando-se às 16h

Foto: Luiz Estumano

 

A Arquidiocese de Belém encerra neste fim de semana o seu primeiro Sínodo Arquidiocesano. Acolhidos no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), representantes das Regiões Episcopais vão participar da última etapa do processo sinodal, a Assembleia-Geral, que será aberta nesta sexta-feira, dia 5.

Concluída a etapa das Assembleias Específicas, o Sínodo Arquidiocesano chega ao momento de decidir dentre as várias manifestações recebidas da escuta do povo de Deus em todo o processo vivenciado pela Igreja de Belém na passagem da equipe da organização.
As diversas etapas percorridas, o povo de Deus apontou realidades e opinou sobre a vida na Igreja de Belém em sete aspectos: Missionariedade, Pastoral em Conjunto e Comunhão, Formação, Testemunho Profético, Espiritualidade, Comunicação e Juventude.
Uma das importantes assembleias participações nas etapas anteriores do Sínodo foi a dos sacerdotes, pois eles têm um papel fundamental no processo, pois estão diretamente no andamento da Igreja de Belém, atuando em todos os setores e atendendo as mais diversas realidades e necessidades.
A programação de sexta-feira,5, iniciará às 18h, com a acolhida dos participantes, e depois a Santa Missa às 19h, marcará a abertura da Assembleia Geral, e o momento de repassar a todos as orientações para as atividades planárias do sábado, dia 6.
A programação no sábado, às 7h. Às 8h15 o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, fará sua explanação sobre o primeiro Sínodo Arquidiocesano.
As ativardes plenárias acontecerão ao longo do dia, divididas em quatro eixos de trabalho. Ao final da realização das oficinas que trabalharão os temas sinodais.
O encerramento dos trabalhos culminará com a votação das propostas que foram debatidas e toda a programação está prevista para terminar às 16h.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também