É sempre a sexta-feira o dia escolhido pela Fundação Nazaré de Comunicação para elevar graças a Deus pelos benfeitores da evangelização na Arquidiocese de Belém. E neste agosto de 2023, as vocações foram o destaque na Santa Missa em Ação de Graças pela Família Nazaré, dia 11 de agosto, às 16h, na Capela Nossa Senhora de Nazaré, na sede da Fundação.
A Missa dedicada aos benfeitores da Família Nazaré foi presidida pelo cônego Roberto Cavalli, Reitor do Seminário Maior São Pio X. A celebração eucarística também foi oportunidade de oração pelo êxito da festividade de São Pio X, celebrado dia 21 de agosto. Cônego Roberto presidiu a Eucaristia acompanhando por seminaristas que animaram a liturgia.
O celebrante recordou que “São Pio X foi o Papa que elevou a então Diocese de Belém à Arquidiocese e, por esta razão, temos grande devoção por este santo em nossa Arquidiocese.
Confiamos a São Pio X com nossa fé e orações pela sua intercessão pelas vocações em nossa Igreja, por isso ele também é o Patrono do nosso Seminário, coração da nossa Arquidiocese, casa onde formamos os sacerdotes para nossa Igreja”. Ainda se referindo à festa de São Pio X, cônego Roberto frisou que era uma dia de especial alegria para o Seminário Pio X, e convidou o povo de Deus a entrar em comunhão com o Seminário. “Convidamos nossos irmãos a se unirem conosco no Tríduo que estamos fazendo para nos preparar para a Ordenação Diaconal de cinco seminaristas na segunda-feira, dia 14,” informou o celebrante.
Durante a celebração, cônego Roberto explicou que a Ordenação dos seminaristas no dia 14 era para celebrar as vocações, que a Igreja costuma incentivar com fervor no mês de agosto, e pediu orações dos fiéis para que o Senhor envie mais operários para a messe”.
Outra referência do cônego Roberto foi o momento jubilar na vida de Dom Alberto. “Nesta celebração, queremos também nos alegrar em Deus pelo dom da vocação de nosso Arcebispo de Belém, Dom Alberto, comemorando 50 anos da sua Ordenação Sacerdotal. Que o Senhor possa continuar abençoando o seu ministério”.
A Missa fazia memória a Santa Clara, considerada a Padroeira da Televisão. Associando o testemunho de vida e santidade de Clara, o celebrante falou da importância dos benfeitores da evangelização e elevou prece dedicada à Família Nazaré. “Queremos agradecer a Deus por estes nossos irmãos, que contribuem com obra de evangelização que é a Fundação Nazaré”.
Cônego Roberto evidenciou que a contribuição dos benfeitores é importante, pois faz com que iniciativas de evangelização da Arquidiocese de Belém sejam propagadas pelos meios de comunicação arquidiocesanos para além da sede arquidiocesana.
Assista a missa completa