A Igreja do bairro da Terra Firme elevou a Ação de Graças semanal da Arquidiocese de Belém pela Família Nazaré, expressa com a Santa Missa do dia 21 de julho, presidida pelo padre Francisco Nunes, pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão. A celebração eucarística, transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30, acontece sempre na Capela Nossa Senhora de Nazaré, localizada no térreo da Fundação Nazaré de Comunicação. A Missa também pode ser acompanhada em tempo real pelas redes sociais da Fundação, assim como pelo Portal Nazaré.
A Missa é celebrada semanalmente, às 16h, todas as sextas-feiras, como compromisso da Arquidiocese de Belém para agradecer pelos benfeitores que, fielmente, contribuem todos os meses com doações de recursos em prol da Fundação Nazaré de Comunicação e de todo o trabalho de evangelização pela mídia – rádio, jornal, TV e portal na internet. E as celebrações acontecem com a participação das comunidades diocesanas.
A Paróquia de São Domingos de Gusmão participou na sexta-feira, 21 de julho, da Santa Missa pela Família Nazaré. “Foi um momento de agradecer a Deus pela vida de tantas pessoas que sustentam a missão evangelizadora da Igreja de Belém através dos meios de comunicação e, assim, proporcionam para milhares de irmãos, espalhados por toda a Amazônia, o contato com a Palavra de Deus”, declarou o padre Francisco.
FESTIVIDADE – Aproveitando a oportunidade da celebração, a paróquia também divulgou a sua festividade cujo tema é “São Domingos de Gusmão: vocação, graça e missão” para homenagear o padroeiro do bairro da Terra Firme.
A preparação para a festividade envolve a peregrinação com a imagem de São Domingos, na capital paraense, que desde o dia 1º de julho tem visitado as famílias de todo o território paroquial.
A festividade de São Domingos é formada de dois grandes momentos, sendo eles o período missionário onde acontecem as visitas às famílias, novenas, terços e as Santas Missas celebradas nas ruas mais distantes, onde a vida da Igreja ainda não se faz tão presente. O segundo momento é o período festivo que acontece de 4 a 13 de agosto, onde a paróquia recebe inúmeros fiéis para as Missas com padres convidados e o arraial realizado no ginásio paroquial e na praça da matriz, com diversas atrações culturais, venda de comidas, brincadeiras, sorteios e muito mais.
A festa deste ano é a primeira experiência do padre Francisco Nunes como pároco de São Domingos e presidente da Festa, já que o reverendo tomou posse no mês de janeiro. Para este ano a festividade tem como grande objetivo a reestruturação paroquial, tanto física como também na pastoral, visando a melhora na formação e na espiritualidade do povo de Deus e, para isso, oferecer também a todos a melhor qualidade na infraestrutura do complexo da igreja matriz que precisa de urgente reforma e ampliação, como também a fundação de novas comunidades e áreas de missão.