Fundação Nazaré de Comunicação

QUEM SOMOS
Somos a Rede Nazaré de Comunicação. Integrando a Amazônia a serviço da vida.
A Fundação Nazaré de Comunicação (FNC), entidade de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica e de caráter confessional católico foi criada pela Arquidiocese de Belém do Pará para ser a voz da sua evangelização por intermédio da Comunicação Social. Sua sede está instalada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, região Norte do Brasil, à Avenida Governador José Malcher, 915, no bairro de Nazaré.
Visando à defesa da vida e à garantia de direitos, a Fundação desenvolve suas ações de caráter socioassistencial por meio de parcerias com as comunidades e instituições locais que atuam no terceiro setor com o foco no segmento da Política de Assistência Social.
Criada em 14 de dezembro de 1993 por Dom Vicente Joaquim Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém àquela época, a Fundação, originalmente, surgiu com a finalidade de incentivar o seu público com formação educacional, cívica, moral, cultural e religiosa através da radiodifusão e da transmissão televisiva e, ainda, por meios digitais e impressos.
Movida pelo slogan “Comunicação a serviço da Vida”, a Fundação Nazaré detém a Rede Nazaré de Comunicação (https://fundacaonazare.com.br/), presente em um grande número de localidades no âmbito da Amazônia Legal: Rede Nazaré de Televisão (canal 30), geradora e mais 36 retransmissoras em nove Estados, Rádio Nazaré FM (91.3 Mhz), alcance de mais de 40 municípios potencialmente atingidos, o Jornal Voz de Nazaré Online – O Jornal católico da Família (com mais de 70 mil acessos mensais), o Portal Nazaré – https://redenazare.com.br/ (mais de 260 mil acessos) e, mais recentemente, as suas redes sociais @redenazare
A Rede Nazaré tem o compromisso de educar, informar e formar o seu público. É uma ferramenta aberta de pesquisa sobre assuntos referentes à Igreja e ao Círio de Nazaré, e também dos diversos contextos de uma sociedade viva e produtiva no coração da Amazônia.
RÁDIO NAZARÉ FM, 91,3
A precursora dos veículos nasceu a partir do desejo de seu fundador Dom Vicente Joaquim Zico, ao gravar “A mensagem do Pastor” em outra rádio local. Recebeu sua outorga com concessão educativa e em dezembro de 1995, entrou em fase experimental, chamando a atenção da população local e em 04 de maio de 1996 fez a sua primeira transmissão oficial.
Tornou-se a primeira rádio de inspiração católica na grande metrópole da Amazônia, operando na frequência 91,3 MHz. Seu transmissor, com 20 quilos de potência, abrange mais de 96 municípios do Estado do Pará, além dos mais de mil acessos diários com o seu aplicativo “Rádio Nazaré” em diversos Estados da Federação.
A emissora católica de Belém está em primeiro lugar dentre as mais ouvidas no seguimento religioso e é uma das emissoras oficiais do Círio de Nazaré. Sua programação também forma, informa e educa o cidadão na garantia de seus direitos. Evangelizar, informar e formar o cidadão é um grande compromisso assumido pela Rádio Nazaré FM.
REDE NAZARÉ DE TELEVISÃO
O segundo veículo a formar a Rede Nazaré, a televisão, foi inaugurada em 11 de maio de 2002. Sua geradora, sediada na região metropolitana de Belém, contempla a polifonia dos povos da Amazônia através da imagem e do som desta exuberante parte do planeta. Sua programação dá visibilidade ao cotidiano e a notícia de todas as regiões que tem sob sua responsabilidade uma retransmissora da Rede Nazaré. São 24 horas de conteúdo que valoriza a cultura, a educação e a religiosidade de seu povo.
A Rede de Televisão realiza a maior cobertura do Círio de Nazaré, um aparato técnico que mostra as grandes procissões pelo ar, pelas águas e pela terra. São imagens e sons da festa da Padroeira dos paraenses, exibidas em mais de 120 horas de transmissão ao vivo, envolvendo toda a estrutura técnica e equipamentos da Rede Nazaré de Televisão.
Todo o empenho técnico e o compromisso de nossos profissionais resultam num trabalho de excelência na cobertura do Círio pela Rede Nazaré de Comunicação, fato que concorre para que nossa emissora venha ocupando o primeiro lugar em audiência, dentre as inúmeras emissoras de TV envolvidas com a mesma cobertura do evento.
JORNAL VOZ DE NAZARÉ ONLINE
Fundado a 05 de julho de 1913, pelo padre Florence Dubois, Barnabita, o secular Jornal Voz de Nazaré é o semanário da Arquidiocese de Belém.
Atenta à atualização constante da Comunicação Social e à dinâmica veloz da internet, a Fundação Nazaré promoveu mudanças nos seus veículos a fim de acompanhar esta evolução nas áreas em que atua.
Exemplo de algumas das mudanças foi a digitalização do Jornal Voz de Nazaré Online. A edição impressa encerrou-se em 02 de fevereiro de 2024, após 110 anos como um dos mais antigos jornais impressos em circulação no Pará. A transição para o ambiente web sustentou a versão digitalizada do jornal até 28 de junho, publicação que concluiu o ciclo do veículo nesta forma de apresentação.
A necessária modernização do semanário arquidiocesano concretizou-se a 05 de julho de 2024, quando a Fundação Nazaré o apresentou aos internautas em edição exclusivamente para a internet sob a denominação Voz de Nazaré Online, celebrando também o aniversário de 111 anos do jornal. Passado um ano das mudanças completas em fevereiro último, o jornal da Arquidiocese de Belém registra uma média, atualmente, de mais de 70 mil acessos mensais ao conteúdo publicado.
PORTAL NAZARÉ
Modernidade, interatividade, movimento e credibilidade são os conceitos que definem o Portal Nazaré. Criado em 05 de outubro 2010 veio com o compromisso de difundir a evangelização da Arquidiocese de Belém através da rede mundial de computadores. Abriga todos os veículos da Rede Nazaré de Comunicação, ampliando o acesso do internauta à produção de conteúdos publicados por todos os nossos meios. O Portal Nazaré registra uma média de mais de 130 mil acessos/mês e é referência de pesquisas em mais de 70 países nos cinco continentes.
MÍDIAS SOCIAIS
A vertente da mídia pelas redes sociais reflete o atual empenho da Fundação Nazaré para tornar ainda mais potente e abrangente a comunicação da Igreja de Belém. Busca envolver, principalmente, o público jovem, naturalmente apto a essa modalidade de interação.
Hoje investe nesta nova forma de comunicar, incentivando a evangelização, também por estes meios, oferecendo ao povo de Deus o melhor acesso a estas mesmas redes, buscando fortalecer a inclusão digital no ambiente de nossa Arquidiocese de Belém.
ONDE ESTAMOS
A Fundação Nazaré de Comunicação realiza sua missão de forma abrangente. Atende mais do que os 05 municípios da Arquidiocese de Belém, pois está presente em grande parte da Amazônia, ao alcance de cerca de 9,7 milhões de pessoas em todos os Estados e dioceses da Região Norte, parte das regiões Nordeste e Centro-Oeste, além de chegar a todas as Américas, ao Norte da África e boa parte da Europa, com o sinal do satélite captado por antenas parabólicas. Sem contar os meios digitais, que alcançam mais de 100 países, tudo isso por meio de rádio, TV, jornal e portal online, 24 horas por dia no ar.
UMA DAS MAIORES FESTAS RELIGIOSAS DO MUNDO, O CÍRIO DE NAZARÉ, E A REDE NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO
A culminância de todo o trabalho executado pela Rede Nazaré de Comunicação ocorre, anualmente, na divulgação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a principal festa de Devoção Mariana realizada pela Arquidiocese de Belém no segundo domingo do mês de outubro.
A Festa de Nossa Senhora de Nazaré envolve uma extensa programação que requer da Rede Nazaré de Comunicação uma mega cobertura dos eventos, especialmente, a partir da sexta-feira quando intensificam-se as procissões conduzindo a imagem da Virgem Maria: o Traslado para Ananindeua (a procissão mais extensa e mais demorada percorre 52,3 km), um sábado inteiro de eventos interligados um ao outro até a Trasladação à noite, concluindo-se no domingo com a Grande Procissão (o Círio) com participação de 2,3 milhões de pessoas (cf. Balanço/Círio 2024).
Mobilizando todo o Estado do Pará, a Festa de Nossa Senhora de Nazaré é pauta preferencial do noticiário desse período específico, não apenas da Rede Nazaré de Comunicação, mas da Imprensa local, nacional e internacional, exigindo da Fundação Nazaré uma mega retaguarda não somente para a sua própria cobertura, como para gerar/auxiliar a grande quantidade de veículos e comunicadores nas suas referidas coberturas do Círio de Nazaré