A Festividade para Santa Maria de Belém

Padroeira da Arquidiocese de Belém é festejada em setembro, preparativos já começaram.

Com informações da Catedral – Tradicionalmente, no dia 1º de setembro é comemorado o dia da Padroeira da cidade de Belém – Santa Maria de Belém – cuja data é celebrada na Catedral Metropolitana de Belém com uma vasta programação litúrgica e cultural.

Nos últimos 11 anos, a festividade em homenagem à Santa Maria de Belém foi totalmente reformulada pela Diretoria da festa, o que resultou numa maior divulgação e participação popular no evento. Estima-se que, nos últimos anos, cerca de 60 mil pessoas participaram diretamente ou tomaram conhecimento dos programas litúrgicos e sociais em homenagem à Padroeira de Belém.

Alinhada à direção do cônego Roberto Cavalli, Cura da Sé, a festividade de Santa Maria de Belém, ainda em fase de retomada devido à pandemia, está sendo realizada de maneira que o festejo seja presencial, animando a praça Frei Caetano Brandão, contando, certamente, com toda sua infraestrutura para bem receber e acolher a todos.

A festividade já é evento mais do que aguardando por todos em nossa Arquidiocese de Belém. E essa tradicional homenagem à Padroeira da Cidade, em especial, no período pré-Círio de Nossa Senhora de Nazaré, já faz parte do calendário de todos os fiéis devotos em todos os cantos de nossa amada Belém.

Como de costume, a programação da festividade buscará envolver eventos litúrgicos na Catedral e em toda comunidade paroquial (peregrinações, Missas, novenas, procissões, etc.) e o tradicional Arraial Cultural da Sé, no espaço entre a praça Frei Caetano Brandão e a Igreja de Santo Alexandre, o qual vem se firmando como um importante evento religioso-cultural da cidade de Belém.
Os recursos auferidos no Arraial Cultural da festividade são empregados na manutenção e na conservação do patrimônio histórico da Sé Metropolitana, bem como nos projetos sociais e pastorais do Centro de Social São João Paulo II, subordinado a Catedral Metropolitana de Belém.

Para que a Festividade de Santa Maria de Belém alcance a divulgação e o reconhecimento junto à sociedade belenense é necessário ampla visibilidade ao evento através de parcerias com entidades públicas e privadas.
Toda a programação está sendo pensada e construída por vários braços, envolvendo um número cada vez maior de colaboradores, apoiadores e patrocinadores, a fim de se alcançar um número cada vez expressivo de pessoas impactadas com os efeitos que este tipo de evento acarreta consigo, movimentando diversos setores de nossa economia local, fomentando o turismo religioso e proclamando a fé e devoção Mariana, típica de nosso povo.
Ao longo do período que antecede nossa festividade, vários eventos paralelos estão previstos, como o nosso Pedal da Padroeira (passeio ciclístico pelas ruas de Belém), que foi um sucesso em 2021, e certamente repetirá êxito em 2022.

Bem como as diversas visitas missionárias junto com a imagem peregrina de Santa Maria de Belém que se faz presente ano após ano em um número cada vez maior de locais, dentre eles, as várias paróquias de nossa Região Episcopal, repartições públicas, em diversos hospitais, etc.
Todas as programações litúrgica e cultural, serão amplamente divulgadas pelos meios de comunicação disponíveis nos momentos oportunos.

Lançamento – A festividade já iniciou com o lançamento do Cartaz no dia 8 de maio, que este ano traz como tema “Maria, Mãe acolhedora”. Os cartazes serão distribuídos aos paroquianos e visitantes nas missas dominicais e poderão também ser encontrados na secretaria da paróquia em horário comercial.

Venha, participe! A festividade de Santa Maria de Belém é nossa, pertence ao povo paraense. E celebra aquela que também é a Padroeira da Arquidiocese de Belém.