A inauguração da Casa do Pão para necessitados

 

O 18º Congresso Eucarístico Nacional termina de forma concreta no centro da cidade. Na terça-feira, 15, último dia do evento, foi inaugurada a Casa do Pão, um espaço de devolutiva de dignidade para os mais vulneráveis.
O espaço conta com restaurante popular, lavanderia, atendimento social, espiritual e psicológico, capela, banho e descanso. Voltado para pessoas com dificuldades socioeconômicas, a Casa do Pão quer ser, na arquidiocese de Olinda e Recife, uma continuidade do Congresso Eucarístico Nacional, sinal de amor aos pobres e de diminuição da desigualdade social.
“Estou emocionado com tudo o que está acontecendo, não só pela Casa do Pão, mas também porque outros bispos disseram que farão experiências concretas assim em suas dioceses”, disse o arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Autoridades religiosas, eclesiásticas e civis participaram da inauguração. “Nesta casa, todos serão tratados como Jesus. Terão dignidade. Atestarão o pão em todas as mesas”, enfatizou o arcebispo Metropolitano.
O Legado Pontifício – representante do Papa Francisco nesta edição do Congresso – Cardeal Antônio Marto, abençoou o espaço e partiu a faixa vermelha dando abertura aos trabalhos do projeto. Já no primeiro dia, foram atendidas mais de duas mil pessoas, segundo a organização do Congresso.
Maria Isabel da Silva, uma das atendidas nessa terça-feira, disse que o projeto é uma das coisas “mais maravilhosas do mundo. Agradeço muito a Deus pela Igreja fazer isso pra nós”. 
A voluntária Regina Sandoval, cozinheira aposentada, disse ver a aplicação do Evangelho no espaço e se prontificou a ajudar. “Minha vida cristã ganhará mais sabor com isso. Ver os irmãos pobres felizes me fará feliz também. Quero ajudar, somar forçar.”
O empreendimento arquidiocesano contará com voluntários e receberá doações para sua manutenção, funcionando todos os dias da semana, prontos a receber quem chegar.

Compartilhe essa Notícia

Leia também