“A justiça bíblica e a fraternidade” é tema de Simpósio no Vaticano

 

Com informações agência Ecclesia. “A justiça bíblica e a fraternidade” é o título do simpósio realizado no dia 4 de março, no Vaticano, e representa a quarta etapa dos “Caminhos Jubilares Sinodais”.
Um percurso organizado pela Fundação «Fratelli Tutti», em colaboração com a Basílica de São Pedro, com o intuito de preparar o Jubileu de 2025, e tem como horizonte a encíclica «Fratelli Tutti» do Papa Francisco, lê-se no site Vatican News.

Depois da abertura dos trabalhos pelo cardeal Mauro Gambetti realizou-se uma mesa-redonda sobre “Além dos conflitos. Verdade, memória e reconciliação” que foi conduzida pelo biblista Pietro Bovati, secretário emérito da Pontifícia Comissão Bíblica e por Gemma Capra Calabresi, viúva do comissário Luigi Calabresi, autora do livro “A brecha e a luz. No caminho do perdão. A minha história”.

O padre Francesco Occhetta, secretário-geral da Fundação «Fratelli Tutti» e moderador do evento, realça que, desde o ano passado, aceitaram o convite do Papa para se abrirem “à amizade social e à dimensão da fraternidade como um antídoto para a exclusão e o ódio”.
O ano 2023 é dedicado à purificação da memória e neste simpósio faz-se o caminho centrado “na justiça bíblica, que contrapõe a vingança com a reparação e a recomposição de relações fraturadas na história pessoal, social e política dos homens”, acrescenta.
Em 2024 vai ser aprofundado o tema o «Amor político».

Compartilhe essa Notícia

Leia também