A Arquidiocese de Belém está na Campanha da Fraternidade (CF 2022) desde sábado, 5 de março, quando ocorreu a abertura Solene da Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022), no ginásio do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, na capital paraense.
Aclamada pelo tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), a abertura reuniu o clero, representantes das Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades e fiéis das oito Regiões Episcopais.
A programação começou pela acolhida das expressões eclesiais e educativas para a Santa Missa pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e pelo Clero Arquidiocesano.
Campanha da Fraternidade
Após a celebração eucarística, uma programação cultural animou os presentes com apresentação da Campanha da Fraternidade meditada pela música, dança e teatro.
A realização da Campanha da Fraternidade escolhe um tema para refletir e desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco, e sobre esse aspecto o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, fez uma explanação para os fiéis.
A CF 2022 busca promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. É a terceira que a educação é abordada. Em 1982 e 1998 as campanhas abordaram essa mesma temática.
O destaque em 2022 é devido à realidade vivida pelo país, as dificuldades e distanciamento da educação em tempo da pandemia da COVID-19.
A Campanha da Fraternidade realiza-se no período da Quaresma (2 de março a 10 abril), encerrando-se com a Coleta da Solidariedade no Domingo de Ramos (10/04). Como gesto concreto os recursos arrecadados são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha.