Ações da Pastoral da Saúde Arquidiocesana

Urgência motiva o Batismo nas casas hospitalares; Pastoral acolhe imagem Peregrina

 

A Pastoral da Saúde da Região Episcopal de Santa Cruz, vem realizando suas ações com grande empenho nas instituições hospitalares. Nestas duas últimas semanas a pastoral realizou batismos na UTI Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia do Pará. “A pastoral da saúde, através de seus agentes, foi solicitada para atender mães grávidas que estavam imensamente preocupadas com seus filhos, pelo fato de apresentarem risco de morte e a maioria serem neuropatas. Pediram-nos que fizéssemos os batismos das crianças, como também nos solicitaram para si aconselhamento espiritual e orações para suas vidas. A situação foi primeiramente avaliada para poder iniciar o ritual de batismo de emergência”, relatou o Diácono Robson Nascimento, o qual é colaborador do hospital e membro da Pastoral da Saúde. Foram tomados todos os procedimentos pós batismo, e, nesta situação, as quais são orientadas pela Igreja católica, como as anotações dos nomes das crianças batizadas seus dados pessoais, das que foram possíveis (nome de pai e mãe, data de nascimento, etc.). Os agentes orientaram para que levassem às Paróquias mais próximas para serem feitos os registros desses batismos. Como, com as graças de Deus, não houve mortes, todas deverão também receber os ritos complementares nas paróquias e receberem a certidão de batismo. Nestes casos, como foi batismo de urgência, não foram exigidos padrinhos. Como sabemos, o batismo é o maior presente que Deus pode dar a uma pessoa neste mundo. É o primeiro dos sete sacramentos e é o sacramento que torna a pessoa um Filho de Deus, Discípulo de Cristo, Templo do Espírito Santo, membro da Igreja.

Fazendo parte de seus objetivos estratégicos da Pastoral da Saúde Arquidiocesana, o Hospital Metropolitano, recebeu as bênçãos das novas alas e das demais ativas, as quais conduzidas pelo Assessor Espiritual da Pastoral Padre Roberto Júnior. Estiveram presentes a Coordenação Arquidiocesana. A visita foi acompanhada pela Coordenadora do Setor de Humanização do Hospital, Dra. Natália Failache. Além das bênçãos das enfermarias a área administrativa, incluindo as diretorias, também receberam. O Hospital atende a demanda de média e alta complexidades em traumas e queimados da Região Metropolitana.

Parte da programação de visitas da imagem Peregrina, a Pastoral da Saúde, Região Santana, representada pelo Diác. Walter e membros, participou da visita ao Hospital Naval de Belém. No Hospital Santa Maria de Ananindeua, a Pastoral participou do acolhimento da visita da Peregrina. Padre Roberto Jr. com a Pastoral da Região São Vicente de Paulo, conduziram o acolhimento. A visita percorreu as alas da instituição ao modo de um “mini” Círio de Nazaré, animado por hinos.

Compartilhe essa Notícia

Leia também