Na quinta-feira, dia 27 de janeiro, aconteceu na Cúria Metropolitana o 1º Encontro dos administradores das Áreas Missionárias. O evento contou com a presença do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, do bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e, a participação dos diversos administradores das áreas missionárias da Arquidiocese de Belém.
Dom Alberto destacou durante o encontro que “somos chamados a ser Igreja em Saída”, sendo necessário “ir sempre além”. O arcebispo enfatizou a atenção aos fenômenos urbanos, como as ocupações, condomínios, migrantes, ausência de vínculos, a diversidade religiosa, a pobreza e o desemprego. E como atitudes, Dom Alberto distinguiu a bondade, a atenção às pessoas, o anúncio do kerygma, motivação, mobilização, a presença fraterna e estimular a irmandade entre paróquias.
Um dos momentos da pauta do encontro foi a Partilha de Desafios, comungando gestos e ações entre os participantes, estabelecendo-se, dessa forma, criar espírito missionário, fortalecimento da Pastoral da Criança, maior visibilidade dos católicos, estimular as lideranças, consolidação de vínculos, entre outros.
No ponto de pauta sobre as Boas Experiências, definiu-se a realização de tríduos missionários; tornar conhecido o padre e as estruturas católicas; investimento na formação; promoção dos coroinhas; ECC; incentivar o esporte para jovens; abertura às instituições das áreas; preparação ao matrimônio; assistência caritativa; experiência de retiros; visita missionária em todas as residências; manifestação pública para maior visibilidade; experiência de festas para estimular a presença das pessoas e a realização de ação social integral.
Por fim, o encontro deixou algumas recomendações, destacando-se, cuidar da formação de lideranças; alimentar o espírito missionário; promover o espírito fraterno; criar as pastorais da catequese, PF, PPI, PASCOM; fornecer atenção a todas as categorias de pessoas, dando especial atenção à crianças, adolescentes e jovens; promover o serviço de Caridade, atenção aos mais pobres; Caritas; promover a visibilidade da vida da Igreja no território; comunicar; promover a autossustentabilidade: dízimo; cuidar da promoção das estruturas institucionais: físicas (projeto da Igreja), e de serviços: secretaria, CPAM, COPAE, futura paróquia; inserir-se na vida da Igreja: região episcopal, clero, eventos; promover a animação litúrgica e musical, evitando a sensibilidade monocarismática, cantos populares; sinodalidade, estimular sempre o caminhar juntos e, aproveitar ao máximo possível os tempos fortes: quaresma, semana santa, Círio, Advento e Natal.
PRÓXIMOS ENCONTROS:
- Dos Administradores Pastorais – HORA: das 15:00 às 17:00
- Dia 27/01/2022: Quinta-feira – Cúria: das 15:00 às 17:00
- Dia 25/05/2022: quarta-feira – Cúria: das 15:00 às 17:00
- Dia 11/11/2022: sexta-feira – Cúria: das 15:00 às 17:00
- Encontrão das lideranças – Dia 23/04/2022 – Sábado manhã
- Ascensão do Senhor: Conjunto Uirapuru – Dia 27/08/2022 – Sábado manhã – São Clemente
ÁREAS MISSIONÁRIAS da ARQUIDIOCESE DE BELÉM
Aqui estão as ÁREAS MISSIONÁRIAS com seus respectivos responsáveis:
- 1. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Canaã-Marituba) – Diácono Clóvis
- 2. Nosse Senhora Mãe da Igreja (Guanabara-Belém) – P. Antônio Morais
- 3. São Clemente (Benguí-Belém) – P. Rinaldo e P. Danilo
- 4. São Paulo Apóstolo (BR 316) – P. Cleiton
- 5. Santíssima Trindade (Águas Brancas) – P. Benjamim Menegola (Redentorista)
- 6. Área Missionária São José (Outeiro) – P. Gabriel Marruaz
- 7. Área Missionária Ascensão do Senhor (Icuí) – P. Leonardo
ÁREAS MISSIONÁRIAS EM PROCESSO DE PREPARAÇÃO
- Área Missionária São João Bosco (Sacramenta-Barreiro) – Diácono Edward
- Área Missionária São Vicente de Paulo – P. Jair (Lazarista)
- Área Missionária Nossa Senhora dos Mártires (Alça Viária)
- Santo Agostinho – P. Augusto Muller
- Ilhas do baixo Acará – Irmã Carmem, Dia. Nazareno
- São José dos Verdejantes (Águas lindas)