Apresentado cartaz da Festividade de São Francisco de Assis – Capuchinhos

 

No dia 5 de agosto aconteceu a apresentação do cartaz da festividade de São Francisco de Assis (Capuchinhos), que será realizada entre os dias 22 de setembro e 4 de outubro. Na ocasião foi celebrada a Missa da Transfiguração do Senhor e no final, os fiéis puderam conferir o cartaz da festividade de 2023.
A integrante da Pastoral da Comunicação, Vera Sampaio, explicou a simbologia e a importância do tema da festividade deste ano para os paroquianos: “Com o tema: “Francisco um Alter Cristo: Celebrando os 800 anos da regra dos frades menores e da criação do presépio”, a nossa paróquia, unida à família franciscana do mundo inteiro, celebra este ano o novenário em honra ao nosso Padroeiro, São Francisco de Assis, destacando os 800 anos do presépio construído por Francisco de Assis, em Greccio”.

Vera Sampaio destaca que “o cartaz do nosso festejo revela a grandeza e o alcance do mistério da encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. O presépio diz-nos que Deus ainda habita entre nós. A inteligência aguçada do artista revela que Cristo, ao assumir nossa humanidade, não deixou nenhum rincão sem o seu abraço. O quadro que estamos contemplando afirma, através de suas cores e estruturas, que a humild
ade de Cristo e a pobreza de Francisco cabem em qualquer lugar, seja este uma gruta ou uma suntuosa Igreja”.

De acordo com a integrante da Pastoral da Comunicação, as cenas retratadas por Benozzo Gozzoli, pretendem exaltar a figura de Francisco como “alter Christus”, e não seguem uma linha cronológica, mas, sim, temática e devocional.

A cena com a Instituição do presépio Greccio está entre as mais complexas do ciclo, do ponto de vista da configuração arquitetônica e da renderização em perspectiva. Segundo a tradição, Francisco, com a permissão do Papa, reconstruiu a cena da natividade de Jesus em uma caverna perto de Greccio, com animais e pessoas reais. Aqui, a cena se passa em uma grande Igreja, o que permite a Benozzo mostrar suas habilidades de perspectiva.

Compartilhe essa Notícia

Leia também