Arquidiocese de Belém celebra abertura do Ano Jubilar em comemoração a criação do Instituto Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

 

Fotos: Divulgação

 

A Arquidiocese de Belém, convida toda a comunidade a participar da Celebração Eucarística de abertura solene do Ano Jubilar dos cinquenta anos de criação do Instituto Mãe da Divina Providência, fundado em 1972, pelo Monsenhor Edmundo Igreja, o Apóstolo do Salgado, como era conhecido.

A Santa Missa, será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e concelebrada por todos os Padres Providentinos, nesta segunda-feira (01), às 18h00, na Basílica Santuário de Nazaré, com transmissão ao Vivo pelos meios de comunicação da Rede Nazaré e contará com a presença dos Providentinos: Diáconos, Seminaristas, Vocacionados, Catequistas, Fraternidades, Benfeitores e amigos.

Hoje (01), iniciará o Ano Jubilar, onde passará o decorrer do ano, vivenciando momentos impares, de grandes festejos, atos litúrgicos e de missão na Arquidiocese de Belém e também ocorre em uma data de grande importância para todos os fiéis, pois, hoje celebra-se o Dia de todos os Santos. A grande solenidade se encerrará dia 1 de novembro de 2022, onde o Instituto, completará 50 anos de fundação.

O Padre Gelcimar Sousa Santos, Pároco da Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, partilhou sobre a importância do ano jubilar do instituo.

“O Ano Jubilar, é o ano da graça do Senhor, onde a instituição vivencia as atividades para agradecer a Deus, por tudo o que temos, por tudo que somos, por tudo que viveremos no futuro e pelo que aconteceu ao longo desse meio século de caminhada, de fé e missão. É uma grande festa religiosa, que tem o intuito de fazer memória a sua história e planejando vivenciar o futuro. Então, o ano jubilar, tem essa grandeza, de trazer o ano santo para nós Providentinos, vai fazer que nós nos reconectamos com a história do passado, com a vida e missão do nosso pai fundador, o Monsenhor Edmundo Igreja”, disse o Padre Gelcimar, integrante do Movimento Providentino.

A programação do Ano Jubilar, consistirá em todos os meses, celebrar onde tiver as paróquias dos padres Providentinos da Arquidiocese de Belém, além de realizações de retiros, espiritualidades e alguns momentos culturais, com as crianças, juventude e o com os fiéis da terceira idade. Em breve, a programação será anunciada na íntegra.

HISTÓRIA

O Movimento Providentino é uma entidade arquidiocesana cuja finalidade é descobrir e promover vocações para a pastoral da catequese e sacerdócio, tanto secular, regular ou com vida comunitária neste Instituto, desenvolvendo ações de caráter pastoral, religioso, educacional, cultural e filantrópico. Trata-se, portanto, de um Movimento e não de uma congregação religiosa, uma entidade de direito privado e sem fins econômicos, com sede em Belém, capital do Estado do Pará.

Nasceu da necessidade percebida por Mons. Edmundo Armando Saint’Clair Igreja em 1967 (recebeu título de monsenhor pelo Papa Paulo VI em 23 de agosto de 1965), na região do Salgado e também como vigário episcopal da Comarca de São José, de Castanhal, sucedendo Dom Milton Pereira. Onde o Mons. Igreja preparava e enviava pessoas, catequistas e seminaristas, para trabalhar pela evangelização nos locais onde era impossível ao padre estar sempre presente, animando e organizando as comunidades, presidindo o culto, as reuniões, sendo olhos, ouvidos e a boca do pároco e por extensão da própria Igreja.

Iniciou-se com a devida aprovação eclesiástica do Arcebispo Metropolitano, onde de início chamou-se “Seminário do Lar”, hoje Movimento Providentino da Arquidiocese de Belém.

Compartilhe essa Notícia

Leia também