Arquidiocese de Belém em plena jornada social pela vida

 

A VI Semana Social Brasileira, que acontece em 2022 com o tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho” é uma oportunide para que toda a sociedade possa se engajar, de acordo com Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, à frente da Semana pela Arquidiocese de Belém, evento que representa o ato concreto em favor dos mais vulneráveis.

“Somos convidados a renovar o nosso compromisso pela promoção da dignidade da pessoa humana dando especial atenção à vida das pessoas sem terra, sem casa e sem trabalho”, diz o bispo. “Trata-se de um evento que visa estimular toda a sociedade brasileira para a necessidade de renovarmos o nosso compromisso com a promoção da dignidade humana dando atenção às suas necessidades básicas”.

O tema da Semana Social Brasileira nos convida ao compromisso concreto de renovar o nosso olhar para os graves efeitos da pandemia nos mais variados contextos.
A pobreza aumentou, cresceu o número dos moradores de rua, o desemprego, o crescente índice da insegurança alimentar e nutricional, está forjando milhões de pessoas à vivência de graves humilhações. Por outro lado, o impacto psicológico, é enorme causando em grande parte da população,uma grave situação de adoecimento mental.

A Arquidiocese de Belém renova seu compromisso de promoção da dignidade humana em todos os contextos, através dos seus organismos, das suas pastorais, grupos, movimentos e serviços caritativos. Mas também, aproveita essa especial ocasião para ir além das suas atividades ordinárias convocando parceiros para a promoção da qualidade de vida indo ao encontro daquelas pessoas que vivem na situação de vulnerabilidade social.

Neste ano de 2022, considerando ainda o contexto pandêmico, convocamos o Ministério da Caridade para juntos avaliarmos e construir uma proposta de ações possíveis.

Estamos realizando a Jornada Social: mutirão pela vida! onde as forças vivas da Igreja dão especial atenção às populações que vivem na Área Missionária Santíssima Trindade (Águas Brancas / Aurá, Paróquia Santíssimo Sacramento (Comunidade São João Calábria) e Santa Bárbara. Considerando os múltiplos desafios e carências do povo, aproveitando o estímulo da Semana Social Brasileira, iniciamos no mês de agosto.
A Jornada de serviços sociais encerra-se dia 19 de novembro em Marituba, região metropolitana de Belém, tendo à frente a Caritas Arquidiocesana.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também