Arquidiocese envia jovens para a JMJ 2023

Missa de envio aconteceu na Basílica Santuário de Nazaré no dia 21 de julho, em Belém

 

A Arquidiocese de Belém vai contar com cerca de 150 participantes de várias paróquias e movimentos na Jornada Mundial da Juventude 2023, na cidade de Lisboa, em Portugal. Dia 21 de julho, sexta-feira, às 18h, eles participaram da Missa de envio na Basílica Santuário de Nazaré, na capital paraense. A celebração solene foi presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos Bispos auxiliares de Belém.
A celebração eucarística contou com a presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e de todos os participantes de paróquias e movimentos da Arquidiocese de Belém que irão para a JMJ 2023 em Lisboa.
A participação dos peregrinos do Setor Juventude de Belém para a JMJ foi antecedida de momentos de espiritualidade específica, com temáticas voltadas ao encontro mundial de jovens com o Papa Francisco em terras portuguesas. Juntos, os membros da delegação arquidiocesana viveram partilhas para contribuir com o custeio da viagem e de encontros de formação com a participação do bispo Dom Antônio, referencial para a juventude na Arquidiocese.

Ana Catarina, coordenadora do Setor Juventude, é uma das participantes do grupo que segue para Lisboa, indica que a alegria é imensa de estar a caminho da JMJ, sentimentos compartilhados também pela jovem Maria Clara, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ananindeua, e por Bianca Ribeiro, do Movimento dos Focolares. As jovens declararam que não viam “a hora de partir para Lisboa!”. As duas vão viver a experiência de estar na presença do Papa Francisco pela primeira vez. E junto do grupo, há quem já conheça a realidade desse encontro juvenil, como Beatriz Santana, do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), indo pela segunda vez à JMJ.
Instituída pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, a Jornada Mundial da Juventude em 2023 acontece em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto.

O Bispo Dom Antônio acompanha o Setor Juventude na viagem a Portugal. Avalia, esperançoso, a preparação vivenciada em Belém para aproveitar com plenitude o encontro dos jovens com o Sumo Pontífice. “Foi uma difícil caminhada até aqui, mas o que se espera, compensará todo sacrifício. Parabéns aos perseverantes!”.
Dom Antônio agradeceu ainda àqueles que contribuíram com a preparação dos jovens para a missão em Portugal. “Setor Juventude da Arquidiocese de Belém está bem representado na JMJ Lisboa 2023. A todos os benfeitores, a nossa imensa gratidão!”.

Compartilhe essa Notícia

Leia também