A intensificação da evangelização foi foco de reunião do Conselho Presbiteral, recentemente, na Paróquia N. Sra. do Bom Remédio, em Belém, aprovando proposta para ter um Santuário Arquidiocesano em todas as oito Regiões Episcopais.
Os Santuários serão espaços para, pelo menos, duas celebrações eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, e celebrações diárias do Sacramento da Penitência.
Oração intensa, temas específicos de pregação alinhados com atividades pastorais adequadas aos temas, realização de Simpósios Temáticos ou Encontros de Formação são algumas das atividades definidas como imprescindíveis para o funcionamento dos Santuários.
A Arquidiocese de Belém antecipa que a criação e a instalação de cada um dos Santuários acontecerá gradativamente, à medida que suas estruturas forem adaptadas à nova missão evangelizadora confiada às respectivas paróquias que serão elevadas a essa nova condição.
Ainda não há definição das datas para as instalações dos Santuários, mas serão iniciadas em 2023.
Veja quais as Regiões Episcopais e as respectivas paróquias devem passar a ser um Santuário:
1. Região Santa Maria Goretti: Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – realiza o Círio, incentiva a devoção mariana, visitas da imagem Peregrina às Regiões Episcopais e outras visitas; prepara o Livro das Peregrinações para o Círio.
2. Região Santa Cruz: Paróquia Santuário de N. Sra. da Conceição Aparecida – tem a devoção à Senhora de Aparecida em comunhão com a Igreja no Brasil e a CNBB, e os Congressos Mariais.
3. Região Sant’Ana: Santuário de São Judas Tadeu – destaca a devoção popular a São Judas, atua com Pastoral das Ilhas e Pastoral dos Ribeirinhos.
4. Região Menino Deus: Santuário Nossa Senhora das Graças, primeira paróquia de Ananindeua, faz 80 anos em 2023: tem a devoção mariana e também a da Medalha Milagrosa, acolhe peregrinações dos municípios de Ananindeua e Marituba, atua com Pastoral Catequética e Pastoral Juvenil.
5. Região São Vicente de Paulo: Paróquia Santuário de Santa Rita de Cássia, Santa das Causas impossíveis.
6. Região Nossa Senhora do Ó: Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Ó, criada a 10/10/1868, dimensão Carismática da Igreja.
7. Região São João Batista: Paróquia Santuário São João Batista: Nova evangelização.
8. Região Coração Eucarístico de Jesus: Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio, Pastorais Sociais, Pastoral da Saúde e dos Enfermos.