Belém completa 406 anos de fundação

Missa em Ação de Graças ocorre na Catedral Metropolitana de Belém

Foto: Reprodução/ Facebook Catedral de Belém

Nesta quarta-feira (12), a cidade de Belém completa 406 anos de fundação, com uma programação diversificada em vários pontos da capital para saudar a nova idade da cidade das mangueiras e segue até sexta-feira (14).

A programação inicia às 7h, com Missa Solene em Ação de Graças, na Catedral Metropolitana de Belém, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada pelos Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro. A celebração será transmitida pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.1.

Às 9h ocorre o Abraço de Gratidão e Oração pelos 406 anos, em torno da Praça do Relógio, no bairro da Cidade Velha. Por causa do momento pandêmico que ainda registra no mundo, não haverá o bolo de aniversário tradicional, para ser distribuído à população. No dia do aniversário de Belém, está programada pela manhã uma homenagem que se restringe à oferta de um bolo, pequeno e simbólico, na área do Ver-o-Peso, para dar parabéns à cidade.

A programação segue, às 9h30, com a assinatura do convênio entre Prefeitura de Belém e Governo do Estado, com o objetivo de garantir a reforma de 17 feiras e mercados do município e para obras de requalificação da avenida Rômulo Maiorana e entrega de equipamentos para batedores de açaí da capital. Às 11h, acontecerá a entrega de obras para a população da cidade. A primeira delas do Canal do Tucunduba.

Pela parte da tarde, a programação continua com a inauguração da Usina da Paz, localizada no bairro da Cabanagem. E às 20h ocorre a Solenidade de Imposição da Medalha do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco, a várias personalidades, na Igreja de Santo Alexandre.

À noite cinco paróquias também celebram aniversário de criação com missa em ação de graças, são elas: Santa Teresinha do Menino Jesus – Jurunas, São João Batista e Nossa Senhora das Graças, e Santa Cruz que fazem 87 anos. Já as paróquias São Benedito e Nossa Senhora do Livramento completam seis anos de criação.