São Benedito é Celebrado em Bragança

Foto: Fabrício Coleny

 

No último domingo (26), aconteceu a 223ª Marujada em homenagem à Festividade do Glorioso São Benedito, no município de Bragança, Nordeste do Pará. Este ano a festividade tem como tema: Oh Glorioso São Benedito, que a teu exemplo, saibamos amar Jesus na Santíssima Eucaristia.

A festa iniciou no dia 18 de dezembro, às 5 horas com a tradicional alvorada, o abraço na Igreja, a reverência e o levantamento do mastro, seguido do café da manhã no Teatro Museu da Marujada. À noite, ocorreu a Santa Missa de abertura, presidida pelo Padre Nelsinho Maia na Igreja de São Benedito, quando houve apresentação de mantos, que foram conduzidos pelas marujas e as imagens de São Benedito dos Campos, das Colônias e das Praias pelos juízes e pela Capitoa, em seguida ocorreu o ensaio para marujas e marujos, no Teatro Museu da Marujada, com roupa estampada.

No dia 25 de dezembro, a programação contou com a Ladainha na Igreja de São Benedito, com as Comissões de Esmolações de São Benedito; Almoço para marujas e marujos; Novena a São Benedito; Missa e Dança da Marujada no Teatro Museu da Marujada

No dia 26 de dezembro, em que é celebrado o Dia de São Benedito, em Bragança, a programação iniciou com Missa Solene, seguida de novena em honra ao padroeiro; logo depois ocorreu o tradicional Leilão de donativos no Salão Beneditino; Almoço oferecido pelo Juiz da Festividade, Marcos Ferreira Amorim Júnior.

Em função do cumprimento do protocolo contra a Covid-19, a procissão foi substituída por uma carreata que saiu às 16h da frente da igreja de São Benedito percorrendo diversas ruas da cidade até chegar na Estação Cultural Armando Bordallo (Eventos) onde foi celebrado a Santa Missa em louvor a São Benedito, em seguida ocorreu a apresentação da Marujada, no Teatro Museu.

A festa encerra no dia 1º de janeiro com Missa Solene em honra a Maria, na Igreja de São Benedito. Ao final da celebração, serão repassados os bastões aos novos Juízes de 2022 e será ofertado um café matinal para marujas e marujos com traje vermelho e branco pelos juízes da Festividade 2022. Ao longo do dia haverá apresentação da dança da Marujada.

Origem

A Marujada teve início em 1798, completando este ano 223 anos, e em sua origem foi criada por escravos, após ter sido concedida por seus senhores. O ritmo principal da festa é o retumbão e a festa é celebrada. No dia 25 as mulheres se vestem com saias azuis e homens com camisas azuis. E para celebrar o dia de São Benedito, no dia 26, ambos se caracterizam nas cores vermelho e branco. Embora data nacional do santo católico seja 5 de outubro, aqui no Pará muitos municípios comemoram em dezembro a época do “Santo Preto”, como também é conhecido.

Confira mais fotos:

Foto: Fabrício Coleny
Foto: Fabrício Coleny
Foto: Fabrício Coleny
Foto: Fabrício Coleny
Foto: Fabrício Coleny
Foto: Fabrício Coleny

Compartilhe essa Notícia

Leia também