Cáritas promove em Outeiro a ‘Maré de Direitos’

Objetivo ampliar ações de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes

 

A Cáritas Belém promoveu no sábado, 22 de julho, uma programação denominada de “Maré de Direitos: ação e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, com atividade de mobilização social para promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, contribuindo para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A programação ocorreu das 9h às 12h, nas praias Grande e do Amor, em Outeiro.
A programação tem como objetivo ampliar ações de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, contribuindo para o enfrentamento às variadas formas de violência, sensibilizando e informando a comunidade local, visitantes e proprietários dos estabelecimentos para o dever de cuidar e proteger crianças e adolescentes, destacando a importância das denúncias em caso de violações.

A ação contou com a parceria de várias entidades e instituições, entre as quais Pastoral da Criança, Fórum DCA, Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PA, APPD, Rede Criança não é de Rua, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Casa Preta, Futuro Brilhante, Escola Bosque, Cosanpa, OIM, Cedeca-Emaús e Instituto Megakamaradas.

Da ação participaram diretamente um total de 38 voluntários, sendo 31 do sexo feminino, sete do sexo masculino. Foram impactadas aproximadamente 350 pessoas, incluindo comunitários, veranistas e comerciantes.
E assim a Ação Maré de Direitos foi realizada em parceria com diversos atores sociais e representantes da comunidade local.

A atividade foi desenvolvida nas duas praias de Outeiro, iniciando com um cortejo musical, seguida de uma blitz de sensibilização através do diálogo informativo, por meio de panfletagem, impactando comunitários, veranistas e comerciantes das duas praias, sendo para isto utilizados diversos materiais, tais como Folder’s, Cartilhas informativas, ECA, revistas, da rede Caritas Belém, do MP-Pa e da OAB-Pa.


O evento contou também com o apoio de uma Bike Som, que acompanhou o todo o percurso, ampliando o alcance da ação, propiciando maior divulgação das propostas defendidas pela atividade e pelos atores envolvidos, destacando-se, Proteção, Defesa, Cuidado, Responsabilidade, Promoção e Direitos Humanos.

O encerramento da ação aconteceu na Praia do Amor, culminando com uma sequência de falas dos representantes das instituições parceiras que manifestam seus agradecimentos a Cáritas pela iniciativa, avaliando a atividade como positiva e de grande importância. Destacaram a necessidade de cada cidadão cumprir seu papel na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como as instituições que compõem a rede de proteção e SGD.

Compartilhe essa Notícia

Leia também