Caritas renova equipe para continuação do Projeto Orinoco em Belém

 

Arquidiocese de Belém, através da Caritas Belém em parceria com a Caritas Brasileira, em continuidade ao trabalho de atenção aos migrantes e refugiados na maioria, venezuelanos, recebeu na manhã do dia 8 de novembro uma nova equipe que iniciou ações do projeto Orinoco 3. Naquela ocasião, o Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro, deu-lhes as boas-vindas dirigindo algumas palavras de orientações e incentivo ao grupo.

Dom Antônio falou sobre a paixão pela dignidade humana e ressaltou que trabalhar com o ser humano requer sensibilidade, enunciando os males do mundo, fazendo o bem. Disse ainda o bispo que a filantropia não seja o amor maior, que a Caritas, trabalhando em rede, desenvolva um trabalho sinodal, partilhando as experiências em equipe, formando uma micro rede interna e integrada

O Projeto Orinoco é um projeto de emergência em WASH (água, saneamento e higiene) que surgiu dentro de um contexto de resposta humanitária em Roraima, em 2019. Seu principal foco foi trabalhar com pessoas em situação de rua e em ocupações espontâneas (a maioria, venezuelana). Ao longo de dois anos de história foram construídas diversas instalações coletivas que garantem acesso gratuito e seguro para banheiros, chuveiros, bebedouros e lavanderia. Nessa terceira fase, além de Roraima, o Orinoco expandirá suas ações para Acre, Pará, Piauí e Rondônia, inserido no contexto de resposta à Covid-19, e também expandiu seus setores de atuação. Agora o projeto irá trabalhar com WASH, Proteção e também Saúde”, detalho Dom Antônio.

“Ainda relacionado à migração e refúgio, a Caritas já dispõe de uma plataforma desenvolvida como projeto-piloto cujo propósito é unir migrantes assistidos pela nossa rede com vagas de trabalho de empresas que tenham o interesse em desenvolver projetos sociais/impactar a sociedade. Ela é nacional e gratuita. Além disso, estamos trabalhando, a médio prazo, no sentido de construir alguns benefícios para empresas que aderem à plataforma, com uma certificação”, explica o diácono Nonato Santos, presidente da Caritas Arquidiocesana de Belém.

Informações: Voz de Nazaré

Compartilhe essa Notícia

Leia também