Carreata pela vida e pela família

Reafirmar para a sociedade belemense o compromisso primordial da Pastoral Familiar em defesa da Vida, dom de Deus, e dos valores cristão da Família foi a motivação da Carreata pela vida e pela família, promovida pela Arquidiocese de Belém no dia 7 de novembro, pela manhã. Da concentração na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, a manifestação deslocou-se para o Portal da Amazônia com o objetivo de celebrar o Dia do Nascituro.

Miriam Aparecida Gergamim Duarte e seu esposo Pedro Duarte, casal coordenador da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Belém agradecem pela participação de diversas paróquias na atividade realizada pela primeira vez, de modo semipresencial, ainda em decorrência da pandemia de covid-19. “Alcançamos resultados positivos, pois tivemos o reencontro com os agentes de pastoral das várias paróquias que estiveram presentes. Isso representou um estímulo ao retorno das nossas atividades presenciais, observando as recomendações das autoridades sanitárias na prevenção contra a pandemia”, comentou a coordenadora Miriam.

A carreata substituiu a caminhada que já vinha ocorrendo há alguns anos pelas ruas de Belém para celebrar o Dia do Nascituro em Belém. Devido à pandemia, não poderia ocorrer em razão do isolamento social, mas com o avanço da vacinação da população, além dos cuidados contra a pandemia, a manifestação foi realizada este ano em forma de carreata.

Animados pelo Assessor Espiritual da Pastoral Familiar Arquidiocesana, padre Carlos José de Almeida Sousa, pároco da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, do bairro Tenoné, os participantes concentraram-se na Paróquia Nossa Senhora do Loreto e, dali, seguiram em carreata movimentada por mais de 60 veículos até a chegada no Portal da Amazônia.

“Uma igreja em saída que sai às ruas empunhando mensagens de vida e amor cristão é uma forma de chamarmos atenção da sociedade para as boas novas do evangelho de Jesus”, considera o padre Carlos, que concedeu a benção aos participantes no fim da carreata, no Portal.

A coordenadora Miriam conta que no percurso da carreata “observamos manifestações de apoio, acolhimento e saudações para o evento, e que esses sinais resultam em estímulo para os agentes do serviço pastoral, além de colocar nossa Igreja Católica em evidência em nossa cidade”, analisa.

“A carreata da Pastoral Familiar representa um movimento da Arquidiocese de Belém em consonância com o anúncio do Reino de Deus, com as orientações dos nossos padres e com os documentos da Igreja, reveste de atitude de sermos verdadeira Igreja Doméstica em saída, levando para esse mundo tão conturbado, o Evangelho de Jesus Cristo que vem nos dar vida plena em abundância”, avalia Miriam Duarte.

O evento realizou-se pela organização de uma equipe coordenadora composta pelos agentes Aluísio Barata, Sergio Ventura, Virginio e Bayron que animaram a participação dos agentes dos núcleos da Pastoral Familiar das paróquias diocesanas.