Casa da Juventude realizará seu primeiro casamento comunitário

Foto: ASCOM CAJU

 

Neste sábado (11), a Casa da Juventude Comunidade Católica (CAJU) realizará pela primeira vez um casamento comunitário. A prática, comum na Igreja Católica, é uma forma de tornar acessível o sacramento do Matrimônio para aqueles casais que já vivem juntos, mas muitas vezes não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia particular.

A iniciativa surgiu a partir de um retiro para casais realizado pela comunidade, que em 2021, pela primeira vez, foi aberto para aqueles que não receberam o Matrimônio. Segundo o Diácono Ney Pinheiro, que está à frente da organização do casamento comunitário com a sua esposa Izaneide, todos os casais que vão receber o matrimônio neste sábado já vivem juntos, alguns deles há mais de 25 anos.

“Ao menos um membro do casal já sentia a necessidade de viver plenamente os sacramentos, principalmente a Eucaristia”, comenta.

Diácono Ney e sua esposa Izaneide Pinheiro, organizadores do casamento comunitário

 

Além disso, segundo o diácono, alguns casais também não tinham condições financeiras de contrair o matrimônio de forma habitual. “Como o matrimônio comunitário é isento de taxas, mesmo os casais com poucos recursos podem levar as bênçãos de Deus para o seu casamento e sua família”, explica o diácono.

Realização de um sonho

Para Edivana e Maximiliano Silva, que são casados no civil há 10 anos, poder casar no religioso é a realização de um sonho. “Eu frequento a Caju há mais de 12 anos. É uma comunidade que a gente ama e se sente amado por Deus. A gente está numa felicidade inexplicável, porque é um sonho que vamos realizar, e estamos mais felizes ainda por poder realizar esse sonho na CAJU, que é a comunidade que sempre nos acolheu”, comenta Edivana.

Ela conta que na época do casamento civil ainda tentaram casar no religioso, mas que não tiveram autorização para realizar a cerimônia num sítio. “Na nossa família está todo mundo hiper feliz, porque sabem que a gente teve vontade de casar e nunca conseguia realizar esse sonho. A gente sempre protelava”, comenta.

De acordo com Fernando Santos, coordenador geral da CAJU, a realização do casamento comunitário é uma maneira de cuidar da juventude e também das famílias. “É sinal de maturidade e de que estamos no caminho certo da nossa missão, que é cuidar dos jovens cuidando das famílias. Estamos muito felizes com essa grande graça que acontecerá”, explica o coordenador.

Para o casal Edivana e Maximiliano, que já tem um filho fruto do seu amor, o sacramento do Matrimônio veio no tempo certo e vem também para fortacelecer a sua família. “O matrimônio é um sacramento de suma importância para nós enquanto casal. Vamos receber essa bênção de Deus, e a gente tem certeza que só vai engrandecer nossa casa, a nossa família e vai nos dar mais força ainda para lutar pelos nossos objetivos”, comenta Edivana.

SERVIÇO:

Casa da Juventude Comunidade Católica realiza casamento comunitário
Data: Sábado – 11/12/2021
Horário: 19h
Local: Igreja de São João Paulo II (Trav. Mauriti, 1753, entre as avenidas Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval – Pedreira – Belém).
ASCOM da CAJU: Élida Miranda – (91) 99991-5223 e Edenice Freire – (91) 98263-7470

Compartilhe essa Notícia

Leia também