Casa de Plácido permanecerá fechada mais um ano na quinzena do círio

Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré

 

Este ano, assim como 2020, a Casa de Plácido, que tradicionalmente recebe os promesseiros que chegam a Belém para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, não poderá acolher os romeiros. A Fundação Nazaré de Comunicação aconselha que os promesseiros acompanhem a programação nazarena de casa, através dos veículos da Rede Nazaré, TV Nazaré (canal 30.1 ou sintonia de sua cidade), Rádio Nazaré (sintonizando na 93.1MHz) e redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter), e conversem com os párocos de suas regiões para escolherem a melhor forma de pagarem suas promessas, sem precisar fazer este deslocamento.

História da Casa de Plácido

Há 11 anos a Casa de Plácido foi fundada com a finalidade de acolher os romeiros, em 31 de maio de 2010. Localizado no subsolo do Centro Social de Nazaré, ao lado da área onde é montado o arraial, no estacionamento da Basílica Santuário.

Atualmente o espaço de 1000m², que tem como estrutura: banheiros, refeitório, salão de repouso, ambulatório, salão dos milagres, entre outros e conta com 1200 voluntários, que trabalham junto a Pastoral da Acolhida, arrecadando doações de alimentos, produtos e objetos para uso dos acolhidos e ajudam no atendimento aos devotos cumprindo promessas, principalmente de outros municípios, que vem caminhando, muitos em caravanas.

Em 2019, último ano de acolhimento antes da pandemia, no período de 15 dias, os voluntários trabalharam em revezamento por 24h por dia durante a quadra nazarena, divididas nas equipes de liturgia, cozinha, limpeza, lava-pés e animação musical, foram feitos cerca de 15 mil atendimentos, com 85 mil refeições servidas, entre café da manhã, almoço, merenda e jantar.

O nome “Casa de Plácido” foi uma homenagem ao paraense Plácido José de Souza, que em 1700 encontrou a Imagem Original e deu início a devoção à Senhora de Nazaré.

Compartilhe essa Notícia

Leia também