Catedral metropolitana lança cartaz da Festividade de Santa Maria de Belém

A Catedral Metropolitana de Belém lançou o cartaz da Festividade de Santa Maria de Belém, que evoca o tema do Ano da Oração, convocado pelo Papa Francisco, em preparação para o Jubileu de 2025.
 

Descrição do cartaz da festividade de Santa Maria de Belém 2024

Evocando o tema do Ano da Oração, convocado pelo Papa Francisco, em preparação para o Jubileu de 2025, o cartaz destaca a figura orante de Santa Maria de Belém, portando em seus braços o fruto bendito de seu ventre e a resposta de salvação para toda a humanidade, Jesus Cristo.

A resposta da fé de Maria ao anjo, no mistério da anunciação, é reflexo de sua oração silenciosa, mergulhada nas Escrituras. Pois a Virgem Santíssima “gerou primeiro na fé, para depois gerar na carne o Filho de Deus” (St. Agostinho).

Ao fundo verde, sinal da esperança, pois Santa Maria de Belém é a Senhora da esperança que com seu “sim” enche o coração humano da mais viva confiança em Jesus Cristo, nosso rei e senhor, bem representado na imagem do retábulo do altar mor da Catedral de Belém. É justamente desta Catedral, que marca o início da evangelização em terras amazônicas, que queremos recordar os favores concedidos ao nosso povo através da intercessão da Virgem Maria, venerada como Nossa Senhora de Belém.

E com o tema: “Em Belém, com Maria, Mestra da Oração”, somos chamados a refletir sobre os vários aspectos da fé de Maria, de sua abertura total a Deus, e de como se desenvolve sua vida de oração, pois é modelo para os fiéis – como mulher que ora. A abertura de Maria à Graça consiste na sua disponibilidade para cooperar com seu Filho no plano divino da redenção.

A oração de Maria Santíssima tem seu ápice na sua resposta pronta e generosa a Deus: “faça-se”; a qual subordina todo seu ser à vontade de Deus, emanando uma oração hínica através do Magnificat, resgatando a confiança nas promessas de Deus que se cumpre em sua vida e de todo o povo, pois, o que Deus fez nela é para Ela e para toda sua descendência. A onipotência de Maria existe, e se manifesta na sua intercessão. Ela é a onipotência suplicante.

Veja aqui o cartaz da Festa:
Fotos: Tiago Pereira /Pascom Catedral Metropolitana

Compartilhe essa Notícia

Leia também