Centro Arquidiocesano de Pastoral em Belém

 

Líderes de pastorais, movimentos, organismos eclesiais da Arquidiocese de Belém estão animados com nova missão. Organizar o prédio do IPAR (Centro de Pastoral Regional da CNBB Norte II), que está há vários anos abandonado, e agora se tornará o Centro de Pastoral Arquidiocesano de Belém.
A cessão de uso é fruto de um comodato entre a CNBB N2 e a Arquidiocese de Belém. O prédio, como se vê nas fotos, está vazio e bastante deteriorado.

A Arquidiocese, enquanto instituição, não tem condições financeiras para fazer o investimento necessário para restaurá-lo totalmente. Todavia, temos grandes necessidades desse espaço; por isso, estamos convocando todas as pastorais, grupos, movimentos e instituições eclesiais para darem a sua contribuição para termos esse espaço restaurado ficando disponível para reuniões, confraternizações, eventos formativos, retiros etc.
Todos os usuários futuramente, serão corresponsáveis pela manutenção desse espaço, coordenado pela Caritas e Setor Juventude.

Passos Importantes:
1. Estamos convocando as pastorais, grupos, movimentos, instituições em geral, voluntariamente, para participarem de um MUTIRÃO no próximo SÁBADO, 01/07, das 8:00 às 16 horas para uma limpeza geral no referido ambiente.
2. Quem aderir a esse mutirão está convidado a LEVAR: sabão em pó, rodo, vassouras, caixa d’água, enxada, espanador, pá, escovão, ancinho, baldes, carrinho de mão, escovas, martelos, marretas, mangueiras, etc.
3. Vamos precisar também dos seguintes técnicos ou profissionais: encanadores, eletricistas, pintores, marceneiros, engenheiros etc;
4. Esse espaço ainda não conta com móveis; aceitamos doações: de cadeiras, carteiras escolares, mesas, freezer, geladeira, fogão etc. e tudo aquilo que diz respeito à cozinha.
5. A partir do mês de agosto/2023, já poderia ser usado, ao menos, durante o dia, para reuniões e outros pequenos eventos.
6. A partir de 2024 começaremos a colocar o espaço a serviço de eventos com pernoite.
7. O centro contará futuramente com auditório, capela, sala de aula, área de lazer, cozinha, quartos… Tendo a capacidade máxima para a hospedagem de 80 pessoas.
8. Um estudo detalhado está sendo realizado. O processo de reforma será feito por etapas, paulatinamente.
Você está convidado a dar a sua contribuição!

Atenciosamente,

DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA
Arcebispo Metropolitano de Santa Maria de Belém do Pará

DOM ANTÔNIO DE ASSIS RIBEIRO
Bispo Auxiliar de Belém

Dom Paulo Andreoli
Bispo Auxiliar de Belém

Compartilhe essa Notícia

Leia também