Chegou março e com ele o Dia Mundial de Oração

O Dia de Oração surgiu no século XIX, com um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá que tinham o objetivo de conscientizar as pessoas que o ato de orar ia além de proferir palavras ou fazer penitências, mas também agir, efetivamente, no auxílio das causas sociais.
Com o passar do tempo, cada vez mais grupos femininos de diversas denominações cristãs, como batistas, anglicanos e presbiterianos, foram estabelecendo dias para orar pelas missões de suas próprias igrejas. Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), tomou-se consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas, assim, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial onde se orasse por todos os que necessitavam.

Na década de 20 nasceu o Comitê do Dia Mundial da Oração, que ficou encarregado de elaborar uma liturgia específica para este dia. Em 1969, a União Mundial de Organizações Católicas Femininas soma-se a esta iniciativa. No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana. Hoje O Dia Mundial de Oração (DMO) é um movimento global de mulheres cristãs presente em mais de 170 países e o centro é a celebração na primeira sexta-feira do mês de março que este ano será no dia 3 de março. A cada ano, um grupo ecumênico de mulheres de um país prepara a arte, a liturgia da celebração e os estudos bíblicos. O ano de 2023 é das mulheres de Taiwan que se basearam na carta aos Efésios (1,15-19), onde o autor elogia a igreja por sua fé em Jesus e o amor para com todos os santos, e elegeram como tema “Eu ouvi falar sobre a sua fé”.

Através do DMO nos conectamos com irmãs e irmãos de fé em todo o mundo para louvar a Deus. E também conhecendo os percalços, as dores que as pessoas, especialmente as mulheres, sofrem nesse mundo. Enquanto nos alegramos com aquelas que superaram suas dificuldades e seus traumas, devemos dar as mãos àquelas que ainda precisam de apoio. Em Belém, o DMO está sendo organizado pelas mulheres e homens pertencentes à Igreja Anglicana, Congregação Franciscana do Sagrado Coração, Igreja de Confissão Luterana, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Católica Apostólica Romana, Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, Casa Trapiche e do Movimento dos Focolares. Todos estão convidados para este momento forte de oração, confraternização e vivência na sexta-feira, dia 3 de março de 2023, às 19h na Igreja Luterana que fica na avenida Visconde de Inhauma, 1557, bairro da Pedreira, entre Lomas Valentinas e Enéas Piinheiro, bem em frente a uma empresa de ônibus.

1 O autor é Antropólogo, Cientista Político. Professor na Faculdade Católica de Belém. Membro do Movimento dos Focolares, do Núcleo Setorial de Planejamento SEMEC-Belém e do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs.

Compartilhe essa Notícia

Leia também