Dez anos depois da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (JMJ), o evento volta a acontecer no idioma português, em Portugal. Lisboa prepara-se para acolher milhares de jovens do mundo inteiro pela primeira vez.
A Arquidiocese de Belém receberá dias 8 e 9 os representantes do Comitê Internacional da JMJ 2023 que estão divulgando o evento no Brasil, ressaltando a sua importância e incentivando a participação dos jovens na jornada.
A Cúria Metropolitana de Belém receberá dia 8, Dom Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente do Comitê, e José Carlos Pontes Pasternak Junior, Paulo Fernando Cruz da Rocha, Pedro de Pape Portocarrero de Almada, estes, membros do Comitê. Acompanha a equipe, a Ir. Valéria Andrade, assessora da Comissão Episcopal para a juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Comitê participará dia 8, às 12h, da Missa na Residência Episcopal, e da Missa das 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, com a presença de Dom Américo.
Dia 9, a agenda iniciará às 8h com entrevista coletiva à Imprensa no auditório da Cúria, seguida de participação de programa na Radio Nazaré FM às 8h30. Às 15h, o Comitê terá encontro com empresas de turismo, agencias de viagens, Pastoral do Turismo, Pastoral da Educação e Setor de Turismo da Basílica durante reunião na Casa de Plácido, localizada na praça Justo Chermont, s/nº, complexo do Centro Social de Nazaré.
O último compromisso do Comitê será às 20h no encontro com lideres do Setor Juventude, lideres de grupos, congregações, Novas Comunidades, sacerdotes, diáconos, educadores, Movimentos Eclesiais, Escolas Católicas, no auditório Colégio Santo Antônio, situado na rua Gaspar Viana, 69, Centro.