Domingo, 26, foi dia de festa no Barreiro para homenagear Nossa Senhora Medianeira da Graças, uma reverência especial realizada com uma tradicional procissão feita pela Comunidade Santíssimo Redentor, pertencente à Paróquia São Benedito. Os fiéis viveram momentos de profunda devoção e fé.
A programação iniciou na residência do senhor Manoel, onde a comunidade reuniu-se às 7h para iniciar a procissão com o Santo Terço. De todas as idades, os fiéis seguiram pelas ruas do entorno da igreja, entoando cânticos, elevando preces e parando em locais estratégicos e em frente a casas de devotos e de pessoas enfermas.
Durante o percurso, as homenagens foram registradas com casas enfeitadas, demonstrando o carinho e a devoção dos moradores à Mãe de Jesus. A cada parada, reflexões e momentos de oração, fortaleciam a espiritualidade dos participantes na animação conduzida por Raimundo Nonato Ribeiro da Cruz, Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE), e Jhonnis Sarges, membro da Pastoral da Comunicação (Pascom).
A procissão reforçou a tradição, a devoção e a fé pela intercessão da Virgem Santíssima, a Medianeira de todas as graças. Ao encerrar o trajeto, os participantes puderam renovar sua fé para enfrentar os desafios do cotidiano com mais confiança e esperança.
“Que a experiência vivida durante a tradicional procissão da Comunidade Santíssimo Redentor, no bairro do Barreiro, permaneça viva nos corações dos fiéis, inspirando-os a viver uma vida de fé, solidariedade e amor ao próximo. Que a devoção manifestada durante esse evento fortaleça os laços de fraternidade e união na comunidade, promovendo a paz e a harmonia entre todos os seus membros”, concluiu o animador Raimundo.
A conclusão da procissão da Comunidade Santíssimo Redentor culminou com a Santa Missa na Capela, presidida pelo padre Antônio de Pádua, pároco da Paróquia São Benedito, que estava repleta de fiéis. Durante a celebração, houve a coroação da imagem de Nossa Senhora das Graças, celebrando a homenagem daquela comunidade neste mês considerando Mariano pela Igreja.
“A devoção e o amor manifestados nesse momento sagrado continuem a iluminar e guiar a comunidade do Santíssimo Redentor em seu caminho de fé e serviço ao próximo” são votos do comunitário Jhonnis.
Maria Rosa Pereira da Conceição, da Legião de Maria, partilhou seu testemunho de fé. “A gente tem já essa tradição há 40 anos aqui na Comunidade Santíssimo Redentor. Ela conta parte da trajetória na organização da homenagem: “começa com o Terço, às 6h, e às 18h, vamos a casa de um devoto enfermo, e no final do mês, a gente faz a coroação de Nossa Senhora”. Márcio Fonseca de Souza, da coordenação da festa, conclui: “Para mim e para a nossa coordenação fica a sensação do dever cumprido em ver todos unidos em um só propósito, o de coroar Nossa Senhora”.
Fotos: Jhonnis Sarges/Pascom Paróquia São Benedito