Congresso sobre Devoção Mariana reúne representantes dos principais santuários mundiais

Evento é uma realização da Diretoria do Círio de Nazaré, da Arquidiocese de Belém

O 1° Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré ocorrido entre os dias 14 e 16 de junho em Belém é uma realização da Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré (DFN) com o objetivo de reunir os principais Santuários Marianos do mundo para debates sobre a devoção mariana, promover o fortalecimento e a integração entre eles e, assim fomentar também o turismo, a economia e a fé nesses locais, criando, se possível, uma rota turística mundial em torno da devoção a Nossa Senhora. Além disso, a DFN também reúne organizadores de Círios de Nazaré, que acontecem em outras cidades, para troca de experiências, buscando melhorias organizacionais. Ainda há a possibilidade de criação de um calendário anual dessa manifestação.

O evento começou dia 14, às 9h, com Missa no principal Santuário da capital paraense, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, este ano celebrando o centenário do título basilical. A sessão solene de abertura ocorreu no mesmo dia pela noite, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, iniciando às 19h, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e diversas autoridades.
A soleniade também contou com a presença de imagens referenciais aos títulos de Nossa Senhora, representando os santuários convidados: Nossa Senhora de Aparecida (Brasil), Nossa Senhora de Fátima (Portugal), Nossa Senhora de Guadalupe (México), Nossa Senhora de Lourdes (França), Nossa Senhora da Nazareth (Portugal) e Nossa Senhora de Nazaré (Brasil).

No dia 15 a programação continuou ao longo do dia, com palestras de representantes sobre a devoção mariana no Santuário Nacional de Aparecida, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, o Círio de Nazaré, em Belém, além da implantação dos grupos de trabalho.
No dia 16 a programação conta com palestras sobre as devoções marianas no Santuário de Lourdes e Nazareth, em Portugal, e Guadalupe, do México. Os participantes também poderão conhecer como ocorre o Círio de Nazaré em outras cidades do Pará e do Brasil. Ao final, o Congresso pretende apresentar um documento com as conclusões dos debates e missões para aumentar e consagrar essas devoções no mundo todo. “Nossa principal motivação para realizar este evento, que ocorre dentro da celebração do centenário do título basilical do nosso Santuário de Nazaré, é fomentar uma integração entre os principais Santuários Marianos do mundo, compartilhar experiências, assessorias, e tornar este evento periódico, cada vez em um Santuário, e talvez, até criando um passaporte, para dar a quem visita os Santuários ao redor do mundo, descontos em diversos serviços. Isso e muito mais será debatido neste evento e convidamos todos os devotos a participarem”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2023 e diretor geral do Congresso.

Entre as autoridades religiosas estão presentes os reitores dos santuários de Nossa Senhora de Fátima (Portugal), Pe. Carlos Cabecinhas; o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França), Pe. Michel Daubanes; o Diretor da Pastoral Litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe (México), Pe. Luis Álvarez; além do presidente da Confraria de Nossa Senhora de Nazareth (Portugal), Nuno Batalha; e do Pe. Diego Silva, prefeito da Igreja do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo); assim como o Pe. Francisco Assis, reitor da Basílica Santuário e presidente da DFN.