Conheça o Centro Social Vicente de Maria

Maria Socorro Vicenta, coordenadora do Centro Social Vicente de Maria

O programa janela aberta recebeu representantes do Centro Social Vicente de Maria. O espaço é referência no atendimento social à crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade na Região Metropolitana de Belém.

O Centro Social Vicenta Maria representa a presença e missão das Religiosas de Maria Imaculada em Belém do Pará.

A Congregação das Religiosas de Maria Imaculada iniciou em 1876, quando Santa Vicenta Maria, uma jovem espanhola, escutou e respondeu ao chamado de Deus que a convidava a cuidar das jovens que do interior iam a Madri em busca de melhores condições de vida. Elas ficavam expostas a grandes perigos físicos e morais. E assim nasceu nossa obra para oferece-lhes proteção e formação.

Outras jovens mulheres foram juntando-se à fundadora e a obra foi estendendo-se primeiro por Espanha e depois por outros países. Atualmente estamos em 123 países. Faz um pouquinho mais de 100 anos chegaram as primeiras freiras ao Brasil, em 1921.

E ao Pará em 1976. Desde a nossa chegada temos acolhido adolescentes e jovens que vem a Belém de outras cidades. E realizado trabalhos de Evangelização e prevenção. Atualizando o Crisma Original recebido por Santa Vicenta Maria.

O centro tem como missão a evangelização, prevenção  e promoção dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para alcançar a missão desenvolve as seguintes atividades: Residência Maria Imaculada: para jovens ausentes de suas famílias; Projeto laços Belém  (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) 3 dias na semana e Projeto Laços 40 horas (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) aos sábados.

No total o Centro Centro Social Vicente de Maria atende cerca de 70 jovens, 100 crianças, adolescentes e suas famílias- no bairro e 40 pré-adolescentes e adolescentes em Belém, tendo hoje cerca de  150 beneficiários. As atividades geral os seguintes ganhos sociais:

  • Fortalecimento perante situações de vulnerabilidades sociais, 
  • Educação para a paz
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e cidadania
  • Permanência na escola – evitar a evasão escolar
  • Prevenção de adições
  • Construção de projetos de vida
  • inclusão digital
  • Inserção cultural
  • Segurança alimentar

Centro Social Vicente de Maria para se manter necessita de: – Voluntários; Parcerias com médicos, dentistas, pedagogos e psicopedagogos; Donativos para lanche; Donativos para cestas básicas, material escolar, calçado; Assessoria de Assistente social, advogados, entre outros

Veja o programa completo:

Compartilhe essa Notícia

Leia também