A Arquidiocese de Belém realizou dia 16 a Dedicação da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada em Ananindeua, no bairro do Coqueiro, confluência dos conjuntos Cidade Nova 4 e 8, situada na travessa WE 30. A Missa Solene da Dedicação ocorreu às 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelo padre Ivan Conceição, Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo, estando presente o seu vigário paroquial, padre Gelcimar Santos e demais padres daquela Região.
A relíqua de um Santo é considerada pela Igreja um objeto de veneração. E para propiciar esse gesto de fé, a Arquidiocese de Belém, pelas mão do Arcebispo Dom Alberto, depositou no altar paroquial uma relíquia de São Martinho de Lima.
“É o Santo da humildade e da simplicidade e sua Relíqua depositada sobre o altar do Amparo é sinal bonito de que, naquele templo, a santidade deve ser desejada, uma vez que faz parte do DNA da Igreja! A Igreja peregrina, venerando seus santos, caminha apressada ao encontro da Igreja Celeste”, declarou Dom Alberto.
Padre Ivan explica que “a Igreja é um edifício por Deus edificado em Cristo, pelo Espírito Santo. A Dedicação ou Sagração de uma Igreja é a celebração realizada logo após o término das construções “materiais” para consagrar à Trindade esse templo, que é formado não mais somente por tijolos, mas agora é um templo espiritual, formado por uma comunidade de fé”.
A cerimônia da Dedicação realiza-se com a aspersão da água benta, as unções do altar, de cruzes, das paredes do edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia. “Cada paroquiano experimentou o que de mais rico há na Liturgia de nossa Igreja e se emocionou ao ver um lugar tão cheio de história, ser ungido, dedicado e consagrado”, recorda-se padre Ivan ao falar da cerimônia.
A Dedicação tem um significado para o povo de Deus onde está assentada a edificação. “A comunidade cristã adentra o seu templo que, consagrado, passa a ser o espaço litúrgico, um canal da graça de Deus e o lugar propício para oração e para a Adoração ao Senhor, sob a proteção da Virgem do Amparo”, conclui o padre Ivan.