Devoção: Ananindeua rumo ao Jubileu

Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, completa 80 anos de missão

 

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, reserva celebração especial todo dia 27 do mês para reverenciar a Padroeira do município, localizado na Região Metropolitana de Belém. Em 2023, há razões especiais para esses momentos solenes, pois é chegado o aniversário de 80 anos da presença entre os paroquianos e da evangelização sob a intercessão de Nossa Senhora das Graças.
Administrada pelo padre Francisco Alves de Lima, SDB, mais conhecido como Padre Chicão, a paróquia vem realizando diversas atividades voltadas à celebração das oito décadas de evangelização, sendo o ápice dessa comemoração, a realização do círio em homenagem à padroeira de Ananindeua no vindouro mês de novembro, cuja procissão será no dia 26.

“Queremos reavivar, dar novo vigor pastoral a uma de nossas vivências de grande magnitude e de mais intensa participação do povo de Deus, a realização do Círio de Nossa Senhora das Graças. Almejamos, com a graça de Deus, realizar uma expressiva ação de graças pela intercessão de Nossa Senhora sobre o município de Ananindeua”, ressalta Padre Chicão.
Perseverantes por esse ideal, o Círio vem sendo preparado já há algum tempo. No dia 27 de março, o tema do Círio foi lançado e comunicado aos fiéis nas Missas das 12h e das 19h: “Círio das Graças – Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança”.

Outra data especial foi dia 30 de abril. Durante Missa Solene às 7h na Matriz, os paroquianos participaram do lançamento do Cartaz Oficial do Círio e conheceram também o Hino oficial.
O Círio que marcará os 80 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua no dia 26 de novembro, sairá da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, situada na avenida Cláudio Saunders, 1670, no Maguari, Ananindeua.

SANTUÁRIO
Outra relevante notícia anima, especialmente, o povo de Deus em Ananindeua neste ano.
Era o dia 27 de novembro do ano de 2022 quando a comunidade tomou conhecimento de que a paróquia seria Santuário. “Com júbilo e gratidão, nossa paróquia acolhe a comunicação feita por Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, em nome de nosso Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, da elevação de nossa Igreja Matriz à condição de Santuário Mariano Arquidiocesano”.

A informação foi publicada com alegria nas redes sociais da igreja. “A elevação a Santuário é um reconhecimento da importância de nossa paróquia para vida de fé do nosso município. Confirma a nossa disposição em fazer viva a devoção à Virgem das Graças, bem como o empenho missionário de anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, assinalava a postagem.
A Igreja celebra a memória de Nossa Senhora das Graças sempre no dia 27 do mês. Também as autoridades civis decretaram pela Lei 2604/2012 que Nossa Senhora das Graças fosse declarada Padroeira de Ananindeua.
A elevação da Igreja Matriz para Santuário ocorrerá em Santa Missa solene. Conforme o calendário da Arquidiocese, em 27 de agosto, a paróquia tornar-se-á o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Graças na Região Menino Deus.

Compartilhe essa Notícia

Leia também