Novena e Missas, todas as noites, presididas por padres convidados, dentre eles, padre Giovane Incampo, da Arquidiocese de Belém animaram os devotos de Nossa Senhora que vivenciaram de forma presencial o Círio de Nazaré, realizado pela segunda vez na cidade de Montes Altos, Estado do Maranhão. É a grande devoção à Virgem Maria do povo da Arquidiocese de Belém expandindo-se.
A apresentação do manto da imagem e a consagração a Nossa Senhora de Nazaré foram ponto alto da Missa de abertura do Círio no dia 4 de setembro. A programação seguiu até o dia 11, quando a procissão e a Missa presidida por Dom Francisco Lima, Bispo da Diocese de Carolina, encerrou a festa.
A cidade de Montes Altos, vinculada à Diocese de Carolina, empenha-se em difundir em terras maranhenses a maior festa devoção mariana dos paraenses por iniciativa do pároco da Matriz de Sant´Ana, padre Luizimar Moura, e Maurício Martins, que compõe a Diretoria da Festa de Nazaré.
Às vésperas da grande procissão, o Círio no Maranhão contou com a participação do padre Giovane Incampo, da Basílica Santuário de Nossa Senhora, de Belém, que presidiu a Missa de saída da Trasladação. O encerramento deu-se com procissão e missa campal, celebrada por Dom Francisco.
Abertura
Centenas de fiéis lotaram a matriz de Sant´Ana, na Missa com padre Luzimar. Emocionaram-se na apresentação do manto da imagem de Maria, confecionado especialmente para o Círio deste ano.
Crianças vestidas de anjos formaram um corredor, cada uma com uma pequena cesta, jogavam flores sobre a imagem de Nossa Senhora que foi entronizada na igreja.
Padre Luzimar abençoou autoridades e a cidade de Montes Altos. A consagração a Nossa Senhora ocorreu com as crianças, vestidas de anjo, de joelhos em frente à imagem. Uma réplica da imagem de Nossa Senhora sob uma tenda e um terço gigante completaram a ornamentação da na praça da Matriz para a visitação dos fiéis.