Diáconos permanentes em retiro na Arquidiocese

Serviço pausado no altar para fortalecer a espiritualidade

 

A Arquidiocese de Belém realizou o Retiro Canônico dos Diáconos Permanentes que atuam no serviço de parte das comunidades diocesanas. A espiritualidade aconteceu dias 24 e 25 de junho na Casa de Retiros Monte Tabor, da Comunidade Sementes do Verbo, localizado em Icoaraci.
O Retiro Canônico dos Diáconos Permanentes é uma obrigação anual prescrita no código de direito canônico, segundo o Canon 276 § 2, 4°. Requer uma pausa no serviço dos diáconos em suas comunidades para abastecer-se de formação para fortalecer a sua espiritualidade.

“Foram dois dias de espiritualidade e convivência fraternal. Assim como o Senhor levou seus discípulos a subirem o monte, nós também, no silêncio do coração ouvimos sua voz, seu chamado ao discipulado e à missionariedade”, define o diácono Léo Souza, ligado à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe na Região São Vicente de Paulo.
“Somos discípulos e missionários. Queremos sempre estar junto ao Nosso Senhor, aprender Dele a melhor forma de caminhar, vivendo a comunhão, na participação evangélica e na missão eclesial junto ao nosso pastor, o Arcebispo Dom Alberto. O Retiro Canônico é esse tempo favorável de renovação da fé”, conclui o diácono Léo.
O retiro teve participação das Regiões Episcopais São Vicente de Paulo, Coração Eucarístico e São João Batista. Padre Thiago e o diácono transitório Lucas, da Comunidade Semente do Verbo, foram os pregadores da espiritualidade.

Compartilhe essa Notícia

Leia também