Toma Posse Diretoria da Festa de Nazaré para o Biênio 2022/2023

Foto: Divulgação/ Ascom DFN

Na última sexta (10), a missa das 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, marcou o início da nova gestão do Círio de Nazaré, para os anos de 2022 e 2023. Na ocasião, estiveram presentes o novo casal coordenador, Antônio e Silvia Salame, empossados em outubro deste ano, e os outros casais católicos convidados para a direção da festividade, que tomaram posse neste dia.

Após a missa, a programação continuou com uma solenidade na Casa de Plácido. Durante 12 dias, a organização da maior manifestação religiosa do país ficou vacante, como prevê o Estatuto da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Neste período, o novo casal coordenador realizou algumas visitas convidando os casais católicos a fazer parte da nova gestão.

A Diretoria da Festa de Nazaré é composta por um conselho consultivo formado pelo Presidente da Diretoria, Pe. Francisco Cavalcante, pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e por três membros da Diretoria. Ao todo, a DFN é composta por 28 diretores com mandado temporário e cinco beneméritos, atuantes em comunidades e paróquias que se dividem em oito diretorias executivas: Como diretor administrativo-financeiro atua Antônio Salame; diretor de Arraial e Arrecadação, Sérgio Oliva Reis; diretor de Decoração, Pedro Hage; diretor de Engenharia e Patrimônio, Ronaldo Pinheiro; diretor de Evangelização, Jorge Xerfan Neto;  diretor de Eventos, Ronaldo Gonzaga; diretor de Marketing, Oswaldo Mendes; diretor de Procissões, Antônio Sousa e mais diretores beneméritos. Uma vez empossada, a nova diretoria, sob o comando do diretor-coordenador Antônio Salame, deram início na elaboração da agenda oficial do Círio 2022 e, logo em seguida, à concepção do plano de trabalho do Círio 2022.

O novo casal coordenador faz parte da Diretoria há 18 anos. No período, Antônio Salame, que é engenheiro civil, ocupou o cargo de diretor de Procissões, Engenharia e Patrimônio, e Administrativo financeiro, e, em 2020, foi o responsável pela diretoria de evangelização. Sua esposa, Sílvia Salame, é economista.

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que faz parte do Conselho Consultivo da Diretoria da Festa, partilhou sobre a experiência de ser igreja.

Desejo que a experiência da Diretoria da Festa de Nazaré seja de verdade uma experiência de igreja para todos vocês. Nós escolhemos o tema deste ano, ‘Maria, Mãe e Mestre’ e nós todos vamos começar a ser alunos na escola de Nossa Senhora e pedindo que ela nos ensine a viver a vida da igreja, nos ensine a viver junto com seu filho amado e sejamos fiéis como bons cristãos”, ressaltou Dom Alberto.

A Diretoria da Festa foi criada em 1910 e hoje é formada por componentes católicos ligados às várias paróquias da Arquidiocese de Belém. Inicialmente eram apenas cinco pessoas, mas a diretoria já chegou a contar com 38 diretores. Hoje, são 33: cinco beneméritos e 28 com mandato provisório.

Foto: Divulgação/ Ascom DFN