Divulgada a agenda de eventos do Círio

Grandiosa festa de fé na Arquidiocese de Belém será realizada no dia 8 de outubro

 

O ano de 2023 será o da 231ª edição do Círio de Nazaré, a maior festa mariana do Estado do Pará, realizado no segundo domingo de outubro, com a participação de fiéis de todo Brasil, reunidos em Belém do Pará, para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, que será homenageada com o tema “Maria, sinal de esperança para o Povo de Deus em caminho”, uma grandiosa expressão da evangelização, realizada pela Arquidiocese de Belém, tendo à frente a Diretoria da Festa.

O Círio é o momento para entender o mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus. As manifestações marianas estão espalhadas pelo mundo com o propósito de anunciar o Evangelho. Entre as manifestações está o Círio de Nazaré, a festa da Rainha da Amazônia, celebrada desde o dia 8 de setembro de 1793. Passando a ser realizado no segundo domingo de outubro a partir de 1901.

Para que ninguém se sinta excluído, fiéis de qualquer parte do mundo poderão acompanhar a programação ao vivo pelos Meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém, os veículos oficiais de transmissão do Círio: TV Nazaré, Rádio Nazaré, Portal Nazaré e as redes sociais.
O Círio 2023 será realizado de maneira presencial, modalidade retomada em 2022, após as flexibilidades voltarem a ser permitidas, passado o maior rigor de prevenção sanitária das autoridades, visando a segurança da população antes os riscos da pandemia da covid-19.

A divulgação da programação ocorreu na terça-feira, 7 de fevereiro, pela Diretoria da Festa. Oportunamente, as divulgações estarão sendo detalhadas. Por enquanto, o projeto “Círio todo dia” tem atividade no dia 12 de fevereiro. Em março, destaca-se a programação “Na Praça com Maria”, a ação social “1º Círio Solidário” na Paróquia Menino Deus, em Marituba, e o início das visitas da Imagem Peregrina às Regiões Episcopais da Arquidiocese, começando pela Região Santa Maria Goretti.

A programação segue e no mês de maio haverá a tradicional descida da imagem Original de Nossa de Nazaré, por ocasião das celebrações do aniversário de elevação da Paróquia de Nazaré a Basílica, e ainda a apresentação do Cartaz Oficial do Círio do 31 de maio.
Outra atividade que já se tornou tradicional é o Cerco de Jericó, no qual a centralidade das intenções de oração visam o bom êxito da realização de toda a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré a ser realizado de 18 a 24 de junho na Capela Bom Pastor, culminando com a celebração do Centenário do Título Basilical no dia 19 de julho.

Preparativos – A partir do mês de agosto, intensificam-se as atividades visando a realização do Círio, a comemoração do Jubileu de Ouro de Ordenação do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, a recitação das Mil Ave Marias na Capela Bom Pastor, o Encontro de Formação dos Dirigentes de Peregrinação no dia 20, o Dia do Mandato a 21 de agosto e o sorteio dos carros no dia 31.
O mês de setembro traz as mais intensas prévias da Festa de Nazaré. Dia 21 haverá o lançamento oficial do Arraial, a Manhã dos Eleitos no dia 23 a ocorrer na casa de Plácido, o Concurso de Redação do Círio no dia 24, a entrega do Roteiro de Eventos aos Órgãos de Segurança no dia 26, e destaque para a abertura do Arraial.

O Círio – O mês de outubro começa com as tradicionais atividades que envolvem a capital paraense para a grande festa, o Círio, a ser realizado dia 8 de outubro. Terça-feira, 3 de outubro, a Casa de Plácido abriga a cerimônia de abertura oficial, seguida de todos os eventos. A primeira procissão será a do Traslado dos Carros no dia 4.

Dia 5, o povo de Deus conhecer a veste da Mãe Rainha para o Círio 2023 na cerimônia de Apresentação do Manto, às 18h, na Basílica. Momentos fortes verificam-se a seguir: Traslado da imagem Peregrina para Ananindeua/Marituba no dia 6, e a máxima de evangelização no dia 7 com a Romaria Rodoviária, Romaria Fluvial, Moto Romaria, Descida da Imagem Original do Glória e a Trasladação, que antecede a manhã do Círio em Belém.
Segue-se a intensa programação da quinzena da festa que encerra-se a 23 de outubro com o Recírio.

Compartilhe essa Notícia

Leia também