O departamento vaticano para os Leigos, a Família e a Vida emitiu comunicado informando o tema do 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Escolhida pelo Papa Francisco, a passagem “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) será o guia para a comemoração da data, que esse ano será no domingo, 23 de julho.
A escolha se associa com o tema da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontecerá em Lisboa entre os dias 1º e 6 de agosto. Em Portugal, jovens de todo o mundo refletirão “Maria levantou e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Em comunhão, os temas expressam “a força da aliança entre jovens e anciãos”, conforme afirmado no comunicado.
Por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa Francisco presidirá uma Missa na Basílica de São Pedro, e convida todas as paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais a também celebrarem a data em seu próprio contexto pastoral.
Sobre a comemoração
A Arquidiocese de Belém vivenciar a 3ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, associada à Mensagem do Papa Francisco para a data. A Pastoral da Pessoa Idosa Nacional já iniciou os preparativos para celebrar a Jornada, aliada ao tema “Sua Misericórdia se Estende de Geração em Geração”.
A Igreja de Belém atende, assim, o pedido do Dicastério e dar ampla divulgação à Jornada, de maneira que cada comunidade celebre, no 4° domingo de julho, essa data especial.
No Brasil, a instituição ligada à Igreja que mais trabalha junto àqueles que envelhecem é a Pastoral da Pessoa Idosa. É a força dos mais de 20 mil voluntários que leva afeto e ternura de Deus para muitos avós e pessoas idosas.
A programação da Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa dia 10 de julho será às 19h, com uma live para tratar do tema da 3° Jornada, com convidado especial para falar sobre a temática. Durante a semana da Jornada haverá homenagem musical aos avós e pessoas idosas e um circuito de bate-papo.
A celebração em Belém será no dia 23 de julho com Missas em Ação de Graças em todas as paróquias com a participação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) e também uma Missa em Ação de Graças no Shopping Pátio Belém, às 12h.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído em 2021, pelo Papa Francisco. É celebrado anualmente no quarto domingo de julho, próximo à festa de Sant’Ana e São Joaquim. “O Espírito Santo ainda desperta pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos: sua voz é preciosa, porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos”, lembrou o Santo Padre ao anunciar a instituição da data. Ele salientou a importância de transmitir a experiência de vida e a fé aos jovens.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida fornece às dioceses uma série de materiais e sugestões pastorais e litúrgicas, disponíveis no site do Dicastério. Entre as recomendações, vale a pena destacar a de visitar ou acompanhar os idosos sozinhos. Com efeito, a Igreja concede uma indulgência plenária para este ato, para aqueles que o realizarem perto do dia 24 de julho.
Indulgência Plenária
A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto, dia 5, em vista do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que será celebrado no domingo, 23 de julho. O objetivo do decreto, assinando pelo penitencieiro-mor, Cardeal Mauro Piacenza, e pelo regente, mons. Krzysztof Nykiel, é “aumentar a devoção dos fiéis e obter a salvação das almas, em virtude das faculdades que lhe foram atribuídas pelo Sumo Pontífice Papa Francisco pela Providência Divina”.
Aceitando o recente pedido apresentado pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell, em vista do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a Penitenciaria Apostólica “concede a Indulgência Plenária dos tesouros celestiais da Igreja, nas condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice, aos avós, idosos e a todos os fiéis que, movidos pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarão no dia 23 de julho, por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, da celebração solene que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro, ou de várias funções que serão realizadas em todo o mundo. A Indulgência plenária também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do purgatório”, lê-se no decreto.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa Francisco em 2021. É celebrado anualmente no quarto domingo do mês de julho. Este ano tem como tema “De geração em geração, a sua misericórdia”.
Outras condições para receber a Indulgência Plenária
O Tribunal de Misericórdia também concede, neste mesmo dia, a Indulgência Plenária aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoal ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, abandonados, os deficientes).
Poderão obter também a indulgência “sob a condição de distância de todos os pecados e da intenção de cumprir as três condições habituais o mais rápido possível, os idosos doentes e todos aqueles que, impossibilitados de deixar suas casas por um motivo grave, se unirão espiritualmente às funções sagradas da Jornada Mundial da Juventude, oferecendo ao Deus Misericordioso suas orações, suas dores e os sofrimentos de suas vidas, especialmente enquanto as palavras do Sumo Pontífice e as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação”.
Portanto, para que esta oportunidade de obter a indulgência seja facilmente alcançada através da caridade pastoral, a Penitenciária pede aos sacerdotes, dotados das faculdades adequadas para ouvir confissões, que se coloquem à disposição, com espírito pronto e generoso, à celebração do Sacramento da Penitência.