“Nós cristãos, que temos fome de Deus, somos convidados a refletir sobre o tema da fome”. A motivação é do bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, no 1º vídeo do curso sobre a Campanha da Fraternidade 2023, oferecido pela Edições CNBB e o Setor Campanhas da Conferência. Segundo ele, a próxima CF convida a perguntar, no espírito quaresmal, “por que muitas pessoas na face da terra experimentam o flagelo da fome”.
Em cinco episódios, a formação vai aprofundar o tema “Fraternidade e fome”, o qual animará a Campanha da Fraternidade do próximo ano.
A proposta é capacitar agentes promotores da Campanha da Fraternidade 2023, preparando lideranças regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias para desenvolver a CF 2023 em suas realidades concretas, refletindo à luz da realidade e na Palavra de Deus, em vista da ação eclesial sociotransformadora.
Fome
O tema da CF 2023, ofereceu o questionamento sobre o motivo pelo qual as pessoas passam fome, “não aquela fome que todos nós temos, presente do Criador, um instinto de sobrevivência para que nosso corpo se mantenha, mas a fome que incapacita milhões e milhões de pessoas de terem acesso ao mínimo necessário para se alimentar”.
Em sua aula introdutória, dom Joel destaca a CF. “É o nosso modo de viver a Quaresma, buscando uma conversão pessoal, comunitário-eclesial e sociopolítica”. E a relação da CF- Quaresma é “irrenunciável”