Com o tema “Pão em todas as mesas”, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional foi encerrado no Recife na terça-feira (15). Após cinco dias de programação para os fiéis, uma missa celebrada no Marco Zero, no Bairro do Recife, marcou o fim do encontro de católicos de todo o Brasil. Durante o evento, mais de mil padres e cerca de 200 bispos estiveram presentes e promoveram momentos de comunhão entre a comunidade católica.
Ainda no início da tarde, a intensa movimentação de fiéis lotou a Praça do Marco Zero e arredores. De acordo com os organizadores, a expectativa de público era de 15 mil pessoas, dos quais se registrava a presença de diversas famílias e comunidades católicas.
A Celebração Eucarística de Conclusão do congresso iniciou às 16h. Uma procissão teve como ponto de partida a Igreja Madre de Deus. O cortejo seguiu pela Boulevard Rio Branco até a praça do Marco Zero. O rito contou com a presença de aproximadamente 1.200 padres e 200 bispos, que participaram do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Os religiosos concelebraram com o cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, enviado especial do Papa Francisco, Dom António Marto.
Após o rito litúrgico, uma procissão com o Santíssimo Sacramento – ato solene em que a Eucaristia é levada num ostensório pelas vias, com cânticos e participação do povo cristão dando testemunho público de fé e de piedade – seguiu até o pátio da Basílica do Carmo do Recife, num percurso de 3,5 km.
Ao final da peregrinação devocional, foi dada a benção do Santíssimo Sacramento, última atividade do 18º CEN. Após o encerramento, foi anunciada a sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional, com previsão de ser realizado em 2027, em Goiânia, de 3 a 7 de setembro.
Na ocasião, a réplica do ostensório produzido exclusivamente para o 18º CEN será enviada para a diocese ou arquidiocese anfitriã da próxima edição, ação inédita dentro da programação dos congressos eucarísticos.