Dia 26 de agosto, às 19h, será a abertura oficial da festividade de Santa Maria de Belém, padroeira da capital do Estado do Pará, e também da Arquidiocese. Este ano, os paroquianos festejarão iluminados pelo tema “Maria, Mãe acolhedora”.
Na capital paraense os festejos em homenagem à Protetora da Arquidiocese e da cidade de Belém se realizam a 1º de setembro.
A história da devoção a Nossa Senhora de Belém se confunde com a própria história da cidade de Belém.
Com a chegada da expedição portuguesa à região, o capitão português Caldeira Castelo Branco fundou a freguesia de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, em 1616. Os Papas, quando criaram a diocese e elevaram-na à Arquidiocese, deram também como padroeira Santa Maria de Belém, conservando o nome da cidade.
A festividade é um momento de graça para quem participa, pois, ela lhes concede a oportunidade de celebrar fé pela devoção a Nossa Senhora.
“Por isso, vamos depositar nos braços de Santa Maria de Belém, as alegrias e dificuldades, as forças vivas desta Igreja Missionária que se encontra em Belém, não basta apenas sabermos o caminho do Bem! Precisamos, com Maria, dar outro passo”, incentiva o cônego Roberto Cavalli, Cura da Catedral Metropolitana de Belém, onde a Arquidiocese, reverencia a Virgem Santíssima de Nazaré, com o título de Santa Maria.
A imagem da padroeira, vista na festividade e em cerimónias solenes, foi esculpida pelo artesão paraense Afonso Falcão de Oliveira para veneração dos fiéis nas comemorações dos 50 anos do VI Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém em 1953.
Programação
O Passeio Ciclístico “Pedal da Padroeira-ano 2”, realizado no dia 14 de agosto, levou às ruas de Belém muitos atletas e quem tem gosto em pedalar conduzindo a imagem de Santa Maria, mostrando todo o vigor, amor e a devoção a Nossa Senhora no coração.
A imagem Peregrina de Santa Maria de Belém já está sendo conduzida em visitas a várias comunidades paroquiais, Igrejas, locais públicos, hospitais, etc. levando consigo uma mensagem que cura e traz esperança para todos que a recebem.
As tradicionais Novenas também animam a comunidade que acolhe a mensagem de Deus quando as imagens peregrinam nas casas das famílias para a Novena de Santa Maria de Belém, unindo cada vez mais os fiéis.
Na próxima edição, mais detalhes da festa.