Pela primeira vez, o grupo dos Servos do Altar, da Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, no bairro da Pratinha, realizou a festividade para homenagear o seu co-padroeiro São José Sanchez Del Rio. A programação começou no dia 10 e seguiu até o dia 13 de fevereiro.
O tema da festividade é “Viva Cristo Rei e viva a sua Mãe, a Virgem de Nazaré!”. As atividades desta primeira festividade aberta dia 10, às 19h, com Missa presidida pelo padre Rangel Campos, pároco da Paróquia Santo Afonso, seguida de arraial com venda de alimentos, brincadeiras e bingo, informa o jovem áureo Filho, da equipe de organização da festa.
Sexta-feira, 11, a festa continuo com a liturgia animada pelo Terço dos Homens, Comunidades São João e Santa Rita e música do grupo de canto da paróquia na Missa das 19h, presidida pelo padre Abraão, e o arraial, novamente.
As comunidades São Vicente e Sagrado Coração e o grupo de canto animaram a liturgia da Missa de sábado, 12, sobre a presidência do padre Agostinho Sousa Cruz, às 19h, e depois o arraial seguiu animando os paroquianos tendo como atração musical o cantor Dawison Reis.
Domingo, 13, aconteceu o encerramento da festividade, animada pelas comunidades São Geraldo e Nossa Senhora das Graças, e pelo Grupo de canto Angelus para acompanhar a Santa Missa presidida pelo padre Valdinei. Após a celebração, o arraial também terminou sob o comando de Jorge dos Teclados.
Padroeiro
José Luiz Sanchez Del Rio foi um garoto corajoso que viveu em meio a uma das maiores perseguições que a Igreja Católica sofreu no século XX, no México, quando o presidente Plutarco Calles, iniciou uma investida massacrante contra padres, religiosos e fiéis leigos que demonstrassem qualquer sinal da fé católica.
Del Rio foi corajoso em nunca renegar sua fé, mesmo diante das perseguições, e enquanto era martirizado, dizia a frase: “Viva Cristo Rei!”. “Joselito”, como era conhecido, morreu no dia 10 de fevereiro sendo canonizado pelo Papa Francisco em outubro de 2016.