Festival de Influencers Católicos vai acontecer em Lisboa durante a JMJ

 

A iniciativa é do grupo “A Igreja escuta-te” e decorre na mesma semana em que a capital portuguesa se enche de jovens peregrinos. Entretanto, a JMJ promove o Festival da Juventude com 480 eventos, animando os municípios de Lisboa e Loures para mostrar uma “Igreja viva e jovem”.
A Praça do Martim Moniz, em Lisboa, vai ser o local que acolherá o primeiro encontro mundial de evangelizadores e missionários digitais. É o ‘Festival de Influencers Católicos’ e terá lugar em plena Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na sexta-feira, dia 4 de agosto. 
A iniciativa é organizada pelo grupo ‘A Igreja escuta-te’, nascida no contexto do Sínodo 2021-2024, segundo informa o Vaticano.
“O evento visa celebrar e agradecer o grande trabalho missionário que, diariamente, é realizado por estes influencers e missionários digitais dos cinco continentes, transmitindo o Evangelho através das suas redes sociais”, indica a nota de imprensa do Vaticano.
Este encontro acontece entre as 21h e as 22.30h dessa sexta-feira, 4 de agosto, em plena JMJ Lisboa 2023. No Martim Moniz vai ser montado o ‘Parque Cristonautas’ onde terão lugar momentos musicais e de testemunho com a participação de representantes de vários países: Hakuna Group Music (Espanha), o padre Rob Galea (Australia), Pitter Di Laura (missionário e cantor da Comunidade Canção Nova, Brasil), Pablo Martínez (Argentina) e Missionários Shalom (Brasil), acompanhados pelo monsenhor Lucio Adrián Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.

Festival da Juventude
Entretanto, segundo informa a Agência Ecclesia, a JMJ Lisboa 2023 anunciou a organização de um ‘Festival da Juventude’, espalhado por 100 espaços dos municípios de Lisboa e Loures e que terá 480 eventos, entre 1 e 6 de agosto.
“Façam barulho, levantem-se do sofá, reúnam os vossos amigos e venham viver a juventude. De 1 a 6 de agosto, Lisboa e Loures vão dar palco à arte e à liberdade”, refere uma nota divulgada através da rede social Facebook.
Segundo os responsáveis portugueses, a programação prevê música, cinema, exposições, teatro, dança, conferências e eventos religiosos.
“No Festival da Juventude, vem descobrir a Igreja viva e jovem”, convida a organização da JMJ Lisboa 2023.
As várias iniciativas, com entrada gratuita e aberta a todas as idades, incluem 2 torneios desportivos, 10 peças de teatro, 15 filmes, 38 conferências, 290 concertos e 55 eventos religiosos e de encontro.
O Comité Organizador Local (COL) da JMJ explica que o Festival da Juventude quer proporcionar aos peregrinos da JMJ 2023 e à cidade de Lisboa “uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir”.
Outro ponto central da programação vai ser a “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que acolhe a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.
Esta iniciativa estará aberta de terça a sexta-feira de 1 a 4 de agosto das 9h às 20h, incluindo ‘talks’ e testemunhos em dois coretos no centro da Feira Vocacional em Belém.

Compartilhe essa Notícia

Leia também