Festival Vocacional anima fiéis em Belém

Presencial, o evento contou com grande público no Centro de Cultura

 

Sábado, 20 de agosto, desde às 8h, o povo de Deus que quer saber do direcionamento de sua vocação, acorreu ao Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), na rodovia BR 316, Km 6 s/n, Águas Lindas, Ananindeua. Ali, a Arquidiocese de Belém, através do Serviço de Animação Vocacional (SAV), promoveu o Festival Vocacional com o objetivo de contribuir para o discernimento vocacional de jovens e demais participantes. O tema “Cristo vive! Somos suas testemunhas – “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18) norteou a programação que, passado o alto impacto da pandemia, voltou a acontecer de forma presencial.

Idealizado pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Arquidiocese de Belém, o Festival Vocacional é um evento anual, realizado sempre no mês de agosto, com o intuito de despertar no coração dos jovens a importância do chamado vocacional. Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, lembra que o festival realiza-se no mês de agosto, por ser esse o mês no qual a Igreja dedica-se a contemplar as vocações.

“Mês de agosto é o mês das vocações no Brasil e, portanto, é um tempo que estamos envolvidos como vocacionados do Pai. Neste tempo também temos um trabalho das vocações com o festival sendo um tempo propício para os jovens se perguntarem ‘qual será a minha vocação?’”.
A programação iniciou às 8h com acolhida dos presentes no auditório Guará, com música e muita animação do Ministério Renovai. Às 9h, padre Cleyton fez a pregação sobre a “Vocação à vida”, passando-se ao intervalo. A Hora Santa Vocacional antecedeu o almoço. Para melhor promover a reflexão dos presentes, houve, também, um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A programação vespertina começou às 14h30 com o Show Vocacional, momento protagonizado pelo Ministério de Música “Sementes do Verbo”, seguido da abertura da Feira Vocacional, com a participação dos diversos serviços de animação pastoral que incentivam a reflexão da jornada dos fiéis em busca de encontrar a sua realização vocacional.
Principal incentivador das vocações na Arquidiocese de Belém, o Arcebispo Dom Alberto esteve presente ao evento, e às 16h, ele presidiu a Santa Missa na Paróquia São Pio X.

Terminada a celebração eucarística, a animação musical fez as prévias para o destaque do festival, o artista Ivanildo Silva, membro da Comunidade Obra de Maria, mais conhecido como Ivanildo DDD, que às 19h apresentou o show “Viver de rir” no auditório Guará, encerrando o festival.

 

INCENTIVO VOCACIONAL
A Arquidiocese de Belém promove durante o ano dois momentos de incentivo às vocações. No primeiro semestre realiza-se a Jornada Vocacional e, no segundo semestre, o Festival Vocacional.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também