Dia de São Sebastião é celebrado com programação especial em Belém e Igarapé-Açu

Foto: Divulgação

 

Nesta quinta-feira (20), celebramos o dia de São Sebastião, Santo Mártir que se tornou defensor da Igreja. Na Arquidiocese de Belém as homenagens ao Santo ocorrem nas paróquias localizadas na Sacramenta, Icoaraci, Tapanã e Santa Bárbara. Na diocese de Castanhal, a festividade é tradição acontecer em Igarapé Açu.

SACRAMENTA:

Na Paróquia São Sebastião, localizado na Avenida Senador Lemos, nº 3880, bairro da Sacramenta, a festividade começou no dia 11 e segue até o dia 20, com tema: “São Sebastião, ajudai-nos a falar com sabedoria e ensinar com amor”. E conta todas as noites com missa às 19h, seguida de programação cultural.

No dia do padroeiro (20), a programação começa às 7h, com missa presidida pelo Pároco, Padre Pedro Diocrésio e, às 9h, pelo Padre Francisco das Chagas Souza, Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo. Já às 12h terá a novena em honra a São Sebastião conduzida pelo Padre Pedro Diocrésio. A imagem de São Sebastião poderá ser visitada, das 9h às 17h, no It Center, de onde sairá a carreata com destino a Paróquia de São Sebastião, às 17h. Na chegada haverá Missa Solene presidida pelo pároco Padre Pedro Diocrésio.

ICOARACI:

Em Icoaraci, a centenária Igreja de São Sebastião (Orla de Icoaraci), que pertencente a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, a programação inicia às 17h30, com a saída da carreata com da Imagem de São Sebastião da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças em direção a Igreja do padroeiro na Orla de Icoaraci.

Na chegada terá Missa Solene presidida pelo Pároco Padre Agostinho Cruz. A programação será transmitida pelas redes sociais https://www.facebook.com/paroquiasjbnsg. A festividade iniciou no dia 16 e segue até o dia 20, com tema: “São Sebastião, ferido de amor por Cristo, valente testemunha da fé.”

TAPANÃ:

A Comunidade São Sebastião, pertencente a Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro do Tapanã, homenageia seu padroeiro com o tema “Glorioso São Sebastião de Deus fostes tão amigo. Livrai-nos da peste e de todos os perigos”, desde do dia 15.

No dia do Padroeiro, será realizado o terço da alvorada, às 6h, na casa da fiel Dona Francisco, localizado na rua 2 de Julho – Q. 10 – Nº 93o, onde sairá também a procissão no domingo (23), a partir das 8h, com a celebração da santa missa, presidida pelo pároco padre Osmar. Em seguida, a procissão sai nas ruas do bairro em homenagem ao padroeiro. Após a chegada acontecerá a missa de encerramento da festa e arraial com vendas de comidas típicas e bingo.

SANTA BÁRBARA:

No Município de Santa Bárbara, a Paróquia Santa Bárbara também tem como padroeiro São Sebastião, e este ano o tema da festividade é “Sob a intercessão de São Sebastião, as famílias sejam fortalecidas na fé” e ocorrerá de 15 a 23 com missas diárias sempre às 19h30, seguindo com programação cultural.

No dia 20 a programação começará às 17h, com Adoração Santíssimo e Santa Missa, às 19h30, presidida pelo Pároco Padre Francimar Ferreira Lopes e em seguida programação cultural.

No domingo (23) ocorrerá a carreata da 91ª edição do Círio de São Sebastião, com saída e retorno na própria Igreja Matriz (Santa Bárbara). A concentração será às 7h30 com saída logo em seguida. Na chegada haverá missa presidida pelo Padre Francimar Ferreira Lopes. Já pela noite, o encerramento da festividade será com Missa Solene, às 19h30, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, seguida de programação cultural.

IGARAPÉ-AÇU:

A Paróquia São Sebastião, localizada no Município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará, pertencente a Diocese de Castanhal, homenageia seu padroeiro com o tema “Ó Senhor, ajudai-nos a caminhar juntos como irmãos”. A partir desta sexta-feira, 14 de janeiro, com a tradicional procissão e levantamento do mastro, dá início a festividade, encerrando dia 23 de janeiro, com a missa de encerramento, presidida por Dom Carlos Verzeletti, Bispo de Castanhal.

No dia 20 (quinta-feira), a programação inicia a partir das 7h, com concentração na Árvore Centenária (Samaumeira). Em seguida, às 8h o Pároco Pe. João Ricardo, preside a Santa Missa do Padroeiro e após a celebração acontecerá a tradicional procissão, que encerrará com a derrubada do mastro. Ele é partido com motosserras e suas partes são distribuídas entre os devotos.

Durante os dias de festividade a programação contará com Adoração a Jesus Eucarístico das 08h às 18h, confissões das 18h às 20h e celebrações de missas diariamente às 19h, em seguida, haverá vendas de comidas e apresentações musicais.

Compartilhe essa Notícia

Leia também