Finalistas dos Prêmios de Comunicação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou dia 24 de julho, por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a lista dos finalistas em todas as sete categorias da 54ª Edição dos Prêmios de Comunicação CNBB. Os nomes dos vencedores em cada categoria serão conhecidos em celebração presencial, dia 18 de outubro, diretamente dos estúdios da TV Evangelizar, em Curitiba (PR).

Cinema – Prêmio Margarida de Prata
Avaliados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
           Longa-metragem
            1 – Estrela da Manhã – Marco Vinícius Ropelli

Curta-metragem
             1 – Meu corpo, minha fronteira – Eduardo Mossri
             2 – Dedão, caçador de polvos – Pablo de Luca
             3 – Canarinhos de Petrópolis – Tradição e Contemporaneidade – Frei Augusto Luiz Gabriel

Televisão – Prêmio Clara de Assis
Avaliados pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
           Documentário
           1 – Arquivo A: Desafios da Igreja: Alto do Rio Negro, de Camila Franco Morais (TV Aparecida)
           2 – Caminho dos Santos Mártires, de Claudio Ribeiro Jr (TV Evangelizar)
           3 – Padre Jesus Flores – Viva a vida, de Marcus Tullius Oliveira Neto (TV Pai Eterno)

Reportagem
           1 – A Igreja em Saída: a missão do Padre Júlio Lancellotti, de Mateus Eduardo Lino (A Igreja Em Saída)
           2 – Sustentabilidade (2021), de Claudio Ribeiro Jr (TV Evangelizar)
           3 – Bom Jesus diferente, de Gabriel Lemos Martins (Catedral Propriá)

Imprensa – Prêmio Dom Helder Câmara
Avaliados pela Universidade Católica de Brasília (UCB)
           Jornais
           1 – As filhas do Bolsa Família, 18 anos depois – Jornal O Estado de São Paulo, de Vinícius Valfré Pereira
           2 – O 1º ano da pandemia nas prisões – Jornal O São Paulo, de Daniel Gomes
           3 – Aos 50 anos, Minhocão vive contrastes – Jornal O Estado de S.Paulo, de Priscila Mengue

Revistas
           1 – Como vive o portador de HIV hoje em dia? – Revista Família Cristã, Juliana Borga
           2 – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – Jesuítas Brasil, Janaína Santos
           3 – Dossiê ICF PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Douglas Borges

Rádio – Prêmio Microfone de Prata
Avaliados pela Rede Católica de Rádio (RCC)
           Jornalismo
           1 – Ferida que ainda sangra – Rádio Senado
           2 – Brasil: Face que Clama por Misericórdia – Rádio Aparecida
           3 – Dia da visibilidade trans: pessoas transgêneros e as eleições 2020 – Agência Rádio Web

Entretenimento
           1 – Mensagem sertaneja – Rádio Mensagem (Da Diocese de São José dos Campos/SP)
           2 – Gente nossa – Rádio Educativa (Fundação Bento Freire de Souza)
           3 – Estúdio aberto – Rádio Imaculada

Religioso
           1 – Palavra de Amigo – Rádio Mundo Melhor (Fundação João XXIII)
           2 – Campanha da CF 2022 – Pastoral da Criança

Teses e Dissertações – Prêmio Papa Francisco
Avaliados pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
           Teses
           1 – A representação do capelão militar nos filmes de guerra: O Resgate do Soldado, Pearl Harbor, Paisà e A Grande Guerra, de Héliton Marconi Dantas de Medeiros (PUC-Rio)

Dissertações
           1 – “É melhor tirar a cadeia”: contribuições da teologia pública para a superação do encarceramento, de Lucas Henrique Pereira Duarte (PUC-PR)
           2 – Migração de Rádio: do AM ao FM, tradição, inovação e reconfiguração na Rádio Educadora do Maranhão, de Gutemberg de Sousa Feitosa (Universidade Federal do Maranhão)
           3 – A Vocação Para O Direito e a Justiça No Primeiro Canto Do Servo De Yhwh (Is 42,1-9), de Márcio José Pelinski (PUC-PR)

Pastoral da Comunicação – Prêmio Kerigma
Avaliados pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
           1 – Maximiliano, o santo de óculos no coração do maior bairro da capital alagoana”, de Marcos Filipe das Silva Souza (Pascom Paróquia São Maximiliano Kolbe, Maceió/AL)
           2 – Projeto FelizMente, de Amanda Aparecida de Oliveira Silva (Pascom Arquidiocese de Uberaba/MG)
           3 – Plano Pastoral Digital Paróquia Nossa Senhora Aparecida Xingu, de Karina de Carvalho (Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Xingu, Diocese de São José dos Pinhais/PR)

Internet – Prêmio Dom Luciano Mendes
Avaliados pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
           Aplicativos
           1 – Conexão Fraterna, de autoria de Frei Augusto Luiz Gabriel

Iniciativas com redes sociais:
           1 – Adotar é amor, autoria de Juliana Rodrigues Freitas
           2 – Gálatas – mês da Bíblia, autoria de Alice Carolina Dias Pedreira
           3 – Evangelho com as crianças, autoria de Osmar de Oliveira Brado

Sites/blogs/portais
           1 – Notícias Canção Nova, autoria de Júlia Beck Ferreira
           2 – Projeto mãos à obra entrega duas casas, autoria Samuel Rocha Medeiros
           3 – Patrícia ConVIDA, autoria de Patrícia Midões de Matos.

A cerimônia será realizada dia 18 de outubro.
Cumprida a fase da escolha pelo “Júri Técnico” agora a votação segue para a escolha do “Júri Pastoral”, uma comissão eleita pelo Conselho Permanente da CNBB, constituída por 5 bispos, que realiza a seleção final dos trabalhos e escolhe os ganhadores de todas as categorias.
Este ano, tradicional cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB voltará a ser presencial em sua 54ª edição. A noite de premiação está marcada para o dia 18 de outubro e será transmitida pelas emissoras de TV de inspiração católica. Este ano, os finalistas irão participar da cerimônia diretamente dos estúdios da TV Evangelizar – que coordenará produção, em Curitiba (PR), que contará ainda com show da cantora Adriana Arydes.

Os Prêmios de Comunicação da CNBB
Os Prêmios de Comunicação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da Comunicação Social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.
Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.
Concessão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os Prêmios têm caráter exclusivamente cultural e não se vinculam a nenhuma modalidade de sorteio ou a qualquer exigência de pagamento pelos concorrentes, tampouco estão condicionados à aquisição ou ao uso de quaisquer bens, direitos ou serviços. Eles serão entregues aos profissionais autores dos trabalhos que são apresentados para a seleção.